Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Domingo, 24 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Domingo, 24 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

População não deve se descuidar quanto ao uso de máscaras, vacinação e a testagem para vencer a luta contra a covid-19


Banner


(FREEPIK/BANCO DE IMAGENS)

Foi realizada na manhã de segunda-feira (1º), em Porto Velho, uma reunião entre equipes da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de balizar o Governo de Rondônia para as tomadas de decisão acerca das medidas preventivas e orientações à população no combate a covid-19,

Durante o evento foram apresentados dados coletados de sistemas que indicam resultados sobre internações, vacinação, casos confirmados e óbitos decorrentes de infecções pelo coronavírus.

O estrategista de dados da Sesau, Caio Nemeth, apresentou as correlações entre os sintomas, idades e sexo das pessoas que foram acometidas por covid-19. “Observamos, por exemplo, os casos de pessoas que vem a óbito. Avaliamos quais foram os sintomas, se há aumento desses sintomas em outras localidades para perceber se há relação entre si”.

- Advertisement -
- Advertisement -

TESTAGEM

- Advertisement -

Para detalhar melhor, o técnico citou como exemplo, caso de óbito por covid-19 numa região que não indica registro de casos. Para situações semelhantes a essa chamou a atenção para a necessidade de testagem. “Há municípios que indicam poucas pessoas infectadas, mas em contrapartida há outras redundâncias de inteligência trabalhando que identificaram o risco não por quantidade de pessoas contaminadas”, define.

Outra informação apresentada na reunião é que as pessoas não vacinadas têm maior risco de serem internadas. “Para efetivar o combate tudo está sincronizado: o uso de máscaras, vacinação e a testagem. As cidades onde aumentaram os casos infelizmente são as que a população não estava fazendo o correto uso de máscaras”, pontuou Caio Nemeth.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a apresentação dos dados é importante para que o Governo de Rondônia delibere ações pontuais de combate à covid-19 por localidade. “No próximo sábado, por exemplo, vamos realizar uma campanha para incentivar a vacinação. Esses dados nos auxiliarão a conversar com a população sobre os próximos meses, quando à possibilidade de realização de eventos, confraternizações e por isso é muito importante que as pessoas estejam vacinadas”, reforça.

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES

Durante a reunião, técnicos da Sesau apresentaram estratégias que serão trabalhadas junto aos municípios para fortalecimento das ações de combate a covid-19 e visando elevar a cobertura vacinal, digitação dos registros de vacinados e incentivo para a administração da segunda dose da vacina. Atualmente mais de 220 mil pessoas precisam retornar à uma Unidade de Vacinação para receber a segunda dose do imunizante. “Como resultado esperamos promover aumento da cobertura vacinal, identificar a população susceptível, controle e prevenção da covid-19”, destaca o diretor Gilvander Gregório de Lima.

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Lucas Máximus
Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z