A Polícia Civil deflagrou a 4ª fase da Operação Canaã, nesta terça-feira (7), para prender invasores de terra que estão ocupando a Reserva Estadual Parque Serra dos Reis, que abrange Costa Marques (RO) e São Francisco do Guaporé (RO).
Ao todo, os agentes cumprem 5 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão em São Francisco. A operação é coordenada pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2).
Segundo descobriu a investigação, o grupo criminoso investigado estava reunindo centenas de pessoas sob a promessa de posse perpétua das terras públicas, “induzindo-as a praticar a invasão das áreas, ao mesmo tempo em que lhes exigiam contraprestações em pecúnia para garantia da posse”.
Nessa etapa da investigação a polícia também está atrás dos líderes da associação criminosa, responsáveis pela articulação de todo o contingente de pessoas arregimentado para a pretensa invasão da área pública.
“Nos últimos dias, o grupo realizou uma tentativa de invasão do Parque estadual, porém foi inibido pela ação conjunta da Polícia Militar e Sedam”, diz a Civil.
O Parque Serra dos Reis tem uma área de mais de 36 mil hectares e foi criado pela Lei Estadual de número 764, em 1997.
A operação da Civil também investiga outros crimes praticados pelo grupo, como extração ilegal de madeira.
As delegacias regionais de São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Cacoal participam da operação, juntamente com a Polícia Militar, Sedam e Sesdec.
Fonte: G1/RO