A Bolívia adotará passaporte sanitário a partir de 1º de Janeiro a moradores e estrangeiros, segundo o Decreto Supremo Nº 4640. A medida faz parte do Plano Nacional de Vacinação contra COVID-19 com o objetivo de proteger a saúde e a vida da população.
O decreto entra em vigor em todo território Boliviano a partir de 1º de janeiro, e é obrigatório a apresentação do Cartão de Vacina Covid-19 ou Prova PCR negativa.
Veja as condições para moradores e estrangeiros entrarem no país:
- Possuir cartão de vacinação com o calendário completo (primeira e segunda doses de Sputnik V, ou Pfizer, ou Sinopharm, ou AstraZeneca ou outro, ou uma dose de Johnson & Johnson ou outro); ou
- Cartão de vacinação da primeira dose de qualquer das vacinas acima mencionadas, para as pessoas que após a publicação deste Decreto Supremo não são vacinados, devendo posteriormente, de acordo com o intervalo de tempo para ter o esquema vacinal completo, quando apropriado; ou
- O teste RT-PCR negativo emitido até quarenta e oito (48) horas antes de entrar nos estabelecimentos e outros indicado nesta subseção.
As empresas interdepartamentais de transporte aéreo, terrestre, fluvial e ferroviário que transportam passageiros para o interior do país, devem verificar os documentos antes do embarque.
Além disso, os procedimentos serão exigidos para entrar em instituições públicas e privadas, entidades financeiras e religiosas, centros comerciais, mercados e supermercados, unidades educacionais, universidades, institutos técnicos e instituições de ensino em geral, locais de diversão e outros onde houver aglomeração.
Por: diariodamazonia