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Boletim informativo: 3 tipos de mensagens para enviar aos destinatários


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O marketing por email não é apenas um boletim informativo. Existem muitas analogias, e a questão é óbvia – você não está usando todo o seu potencial!

É por isso que iremos informá-lo de quais outras mensagens de e-mail, além da newsletter, você precisa começar a enviar imediatamente!

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1. Mensagem de boas-vindas

Se alguém se inscreveu em seu banco de dados de e-mail, significa que você conseguiu causar uma boa primeira impressão. Agora é hora de acompanhar e preparar sua mensagem de boas-vindas, ou melhor, toda a sequência de e-mail!

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Pegue a conversa

Muitas empresas não tomam nenhuma providência quando obtêm o endereço do assinante. Ele está apenas esperando pela próxima oportunidade de enviar uma campanha por e-mail ou boletim informativo. Este é um grande erro!

Em alguns casos, o assinante receberá a primeira mensagem da marca um mês após o cadastro no banco de dados. Naquela época, ele já deve ter esquecido que havia se inscrito para receber um determinado boletim informativo.

Email automático de boas-vindas ao cliente

Quando um assinante se inscreve em sua lista, siga imediatamente o golpe e envie a ele uma mensagem de boas-vindas. Leve a palavra “imediatamente” ao pé da letra, porque o e-mail de boas-vindas deve ser configurado no sistema automaticamente.

Desta forma, você envolve o destinatário e constrói um relacionamento com ele desde o início. Vale a pena enviar uma surpresa na mensagem de boas-vindas. No caso de atividades voltadas para clientes pessoa física, um desconto funciona bem (mas não só), e no B2B um conhecimento valioso.

Email de boas-vindas no e-commerce

Se você administra uma loja online de calçado masculino com produtos como sapatenis masculino ou serviços voltados para clientes individuais, aproveite o momento de se cadastrar em seu banco de dados para apresentar a eles o que podem esperar nas próximas notícias.

O desconto de boas-vindas é uma ótima maneira de atrair imediatamente seus destinatários para a primeira compra e, portanto, uma rápida “atualização” do status de “assinante” para “cliente” em seu sistema CRM.

2. E-mails de transação API e SMTP: garantia de satisfação do cliente

Outro tipo de mensagem que você não apenas precisa enviar, mas deve fazer o melhor, são os emails transacionais API ou SMTP. Todas essas mensagens são enviadas automaticamente após a execução de uma determinada ação em seu site ou aplicativo.

Para que servem os emails transacionais?

Para responder a essa pergunta, basta colocar-se no lugar do cliente ou usuário por um momento. Imagine que você compra algo caro em uma loja online, e então percebe que sua caixa de entrada não recebeu nenhuma confirmação do pedido, transação ou entrega ao estafeta.

Você deseja acessar seu banco, mas esqueceu sua senha. Você deseja redefini-lo imediatamente, mas a mensagem não está chegando ou está sendo entregue na sua caixa de entrada com uma hora de atraso. Você sente raiva, não é?

Como enviar e-mails de transação API e SMTP com eficácia?

A maioria das plataformas e sistemas de e-commerce em que seu e-business funciona permitem o envio dessas mensagens automáticas.

Infelizmente, nem todos eles lhe dão a oportunidade de editá-los (por exemplo, acontece que é impossível marcá-los, mudar livremente sua aparência ou mesmo conteúdo), e o que é pior, sua infraestrutura de envio não tem uma capacidade tão grande que os e-mails serão enviados imediatamente após a ação realizada pelo usuário.

Além do mais, o envio de e-mails transacionais de sistemas não especializados nele pode estar associado a muito mais spam. 

É por isso que eu encorajo você a experimentar uma ferramenta que foi projetada para se conectar ao seu sistema ou aplicativo via API ou protocolo SMTP e permitir que você envie emails transacionais da maneira mais rápida e eficiente possível.

3. Emails de reativação

O motor do marketing por e-mail é a base de destinatários. Para que este motor seja oleado e funcione bem, você deve:

  1. Lutar constantemente por novos assinantes;
  2. Coletar o banco de dados de maneira lícita;
  3. Use segmentação – divida a lista em grupos menores com características comuns;
  4. Cuidar da higiene do banco de dados e remover alguns endereços.

Você usará os e-mails de reativação sobre os quais está lendo para o quarto dos pontos acima.

Entre os seus destinatários estão certamente aqueles que lêem as suas mensagens com frequência e de boa vontade, bem como os que se inscreveram na base de dados, mas não abriram ou quase não abriram os e-mails. Os últimos são seu alvo.

Por que devo enviar emails de reativação?

Existem duas razões, mas muito convincentes. Primeiro, ao usar um sistema de marketing por email, você paga pelo número de destinatários em seu banco de dados ou pelo número de mensagens enviadas.

Assim, não adianta ter destinatários na mala direta que não tenham interesse na marca e enviar mensagens para eles, além de gerar custos desnecessários.

Em segundo lugar, os algoritmos do Gmail e de outros provedores de e-mail prestam atenção na taxa de abertura de suas campanhas de e-mail. Se essa taxa for baixa, eles podem pensar que você está enviando spam, o que reduzirá drasticamente a eficácia de todo o marketing por e-mail.

A campanha de reativação permitirá identificar os assinantes que precisam ser retirados da lista, reduzindo assim os gastos com email marketing e aumentando sua eficácia.

Como se preparar para uma campanha de reativação

Prepare um segmento de público separado com uma baixa taxa de aberturas para seus e-mails. Se definir a taxa de fidelidade abaixo de 10%, o segmento receberá destinatários que abriram menos de 10% das campanhas que receberam.

Vale a pena especificar o número mínimo de mensagens enviadas para eles aqui. Isso ajudará a descartar uma situação em que você envie a campanha de reativação para alguém que ingressou em seu banco de dados apenas dois dias antes.

Como ativar o máximo de assinantes possível?

Lembre-se de que seu objetivo é incentivar os destinatários que param de ler seus e-mails a começarem a abri-los novamente. Para fazer isso, tente chamar a atenção deles com tópicos de notícias cativantes. Escrevo no plural porque um e-mail geralmente não traz muito efeito.

É uma boa ideia preparar algumas mensagens para o segmento de destinatários inativos, enviá-las com intervalo de uma semana e antes de cada envio seguinte retirar aqueles que abriram a mensagem anterior.

Durante a campanha, alguns assinantes provavelmente cancelarão a assinatura de seu banco de dados por conta própria. Aqueles que não reagirem de forma alguma devem ser retirados com as mãos após toda a sequência, mantendo assim a higiene da base.

Resumindo

Como você pode ver, o comerciante por e-mail não vive do boletim informativo em si. As notícias acima são uma chance para:

  • construir relacionamentos amigáveis ​​com assinantes desde a própria assinatura de seu banco de dados;
  • atendimento ao cliente mais eficiente e dispensando o escritório de atendimento;
  • aumento nas vendas (desconto nas primeiras compras, incentivo à compra de itens complementares em e-mails transacionais);
  • redução de despesas desnecessárias = economia de dinheiro.

 

Por: Lucas Martinatto

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