As margens da BR-364 e todas as praças do município vão receber mais de 600 mudas de ipês, jambo, oitis e outras árvores nativas através da ação “Vilhena Mais Verde” da Prefeitura de Vilhena. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) será realizada durante quatro semanas, com apoio do Rotary Club, Unesc e Secretaria Municipal de Obras. Novas etapas de plantio já estão programadas para acontecer em 2022.
“Vilhena é a cidade Portal da Amazônia e quanto mais verde ela for, mais jus faremos a esse apelido. Nosso objetivo é estender essa iniciativa por todo o município e através disso criar a cultura em todos de que o verde em suas residências e empresas faz Vilhena um lugar mais agradável, fresco, bonito e confortável de se viver”, conta o prefeito Eduardo Japonês.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Maziero, revela as quantidades de cada espécie que serão plantadas. “Enquanto fui vereador fiz várias ações de plantio de árvores e agora, como secretário, não poderia deixar de ampliar isso. Para começar o projeto, temos cerca de 500 mudas de ipês, daqueles que ficam bem floridos e bonitos, mais 60 de jambo e outras 50 de oitis e diversas árvores nativas. Com essas mais de 600 mudas vamos distribuir os jambos pelas praças do município com ipês ao redor e criar um verdadeiro bosque de ipês nas margens da BR-364, formando, a pedido do nosso prefeito, um novo cartão postal para a entrada de Rondônia”, comenta Maziero.
As mudas são oriundas de recomposição ambiental obrigatória feita por pessoas que cortaram ou podaram árvores no município, dando como contrapartida a doação das mudas, conforme lei municipal exige. Em 2022 a previsão é que com viveiro próprio, a Prefeitura tenha condições de expandir ainda mais o “Vilhena Mais Verde”, levando flores e árvores para mais espaços públicos.
Para as pessoas que têm o interesse em fazer uma poda ou corte da árvore, seja ela em área particular ou pública, é necessário procurar a Semma com cópia do comprovante de endereço, RG e CPF para detalhar o método desejado. A secretaria dará então as orientações técnicas para o trabalho ser realizado. Marcela destaca que este procedimento é baseado do Código Ambiental do Município, instituído pela Lei Municipal n° 173/2011.
Para facilitar o atendimento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza o WhatsApp institucional 98471-2971.
POR: Semcom