Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





É #FAKE que fotos mostrem índia Txai Suruí em festas e sem indumentária, confira




(Foto: Reprodução)

Circula nas redes sociais uma mensagem que associa fotos de uma mulher se divertindo em festas à ativista indígena Txai Suruí, que discursou na abertura da COP26, em Glasgow, na Escócia, na última semana. Mas ela é #FAKE.

A pessoa retratada nas imagens não é a jovem de 24 anos, fundadora do Movimento da Juventude Indígena em Rondônia, que defende o povo paiter suruí da Amazônia.

“Olha aí a ‘índia brasileira’ que foi falar mal do seu país lá fora, fantasiada de ‘indígena vip’. Essa é a verdadeira fantasia dela: esquerdista gourmet, índia nas horas vagas”, afirma a publicação falsa.

- Advertisement -
- Advertisement -

As fotos atribuídas equivocadamente à ativista são de uma moradora de São Luís (MA), que utiliza o perfil @aurora_lincoln2 no Instagram e cujo primeiro post data de 19 de agosto.

- Advertisement -

Os perfis de Txai Suruí são @txaisurui, no Instagram, e @walela15, no Twitter. No sábado, dia 6, a ativista fez um post dizendo que tem sido alvo de “muitas mensagens racistas e de ódio”. Em entrevista gravada em vídeo, ela afirma que os ataques começaram depois que o presidente Jair Bolsonaro criticou sua participação na conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU).

No último dia 3, Bolsonaro afirmou que Suruí foi à cúpula “para atacar o Brasil” e que isso não acontece em outros países.

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas