O prefeito Hildon Chaves (PSDB) publicou, nesta quarta-feira (20), um decreto que coloca Porto Velho na Fase Verde, a mais ‘branda’ do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19.
Segundo a prefeitura, a partir de agora estão permitidos o funcionamento de boates e casas de shows da capital.
Mesmo com a permissão para eventos de grande porte, o decreto determina que as pessoas que forem frequentar boates ou shows “ficam obrigadas a apresentar Comprovante de Vacinação da 2ª dose ou dose única da vacina contra a Covid”.
De acordo com a prefeitura, os estabelecimentos (boates e casas de shows) devem colocar nos ingressos a condição de vacinação obrigatória contra o coronavírus. Assim, o frequentador precisa apresentar o cartão de vacinação na bilheteria do evento.
A Fase Verde foi adotada após a queda de registros de novos casos confirmados de Covid-19 nas duas últimas semanas, com lotação de leitos abaixo de 20%.
“Na prática, significa que a partir de agora está permitida a reabertura total das atividades comerciais, educacionais, desportivas, religiosas e recreativas, desde que sejam respeitados os critérios de proteção à saúde coletiva, e exista medida de proteção efetiva (vacinação), além da higienização total e minuciosa do ambiente para receber o público”, diz a prefeitura.
Quais são as fases de Porto Velho?
As quatro fases do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid foram criadas pela prefeitura em junho. São elas:
- Fase Vermelha
- Fase Laranja
- Fase Amarela
- e Fase Verde
Foi definido na época que a capital entrará sempre em fase Vermelha (a mais rígida) quando os leitos de UTI ficarem acima de acima de 80%, além da taxa de crescimento.
Já a fase Laranja será adotada quando a ocupação das UTI’s estiver acima de 50%, e caso a lotação de leitos seja de 20% a 49,99%, a capital ficará na fase Amarela.
A fase Verde será adotada apenas quando o município estiver com lotação dos leitos inferior a 20%.
Fonte: G1RO