Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foram vencedores no prêmio estadual da 6ª Edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), que em 2021 teve como tema “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”.
Os alunos vencedores são do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária do Campus Colorado do Oeste e participaram do Concurso de Redação por meio do projeto Oficina de Textos. Eduarda Caroline Machado de Souza, Priscila Hurtado Teodoro e Uender Henrique de Oliveira Canuto alcançaram o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Os estudantes foram premiados entre os concorrentes do estado de Rondônia na categoria Redação II, destinada a alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, Regular e Ensino Técnico, bem como da modalidade Jovens e Adultos – EJA.
O resultado final oficial encontra-se no link: https://concursoderedacao.dpu.def.br
Os premiados
O professor Moisés José Rosa Souza, coordenador do projeto Oficina de Textos, disse estar muito feliz com o resultado e que o êxito dos alunos confirma a tese de que quando se quer, quando se esforça, o resultado aparece. “Esses alunos estão de parabéns. Hoje temos aqui a Eduarda, a Priscila e o Uender com textos premiados, mas muitos outros que participaram e participam do projeto Oficina de Textos avançam a cada dia na escrita de textos. É importante que se diga que não são apenas textos escritos, mas pontos de vista de pessoas muito jovens, que já conseguem fazer leituras bastante aprofundadas de assuntos socialmente relevantes. A sociedade precisa que os jovens reflitam, posicionem-se, tragam ideias novas e ajudem a construir uma sociedade justa, em busca do bem comum”, destacou o professor Moisés José.
A aluna Eduarda revelou que soube do Concurso por meio da participação no projeto Oficina de Textos. “Lembro-me de ter utilizado o material fornecido pelos professores e de ter aprofundado meus conhecimentos sobre o tema em artigos científicos, pesquisas e noticiários. Além de contar com reuniões para discutir o tema e questionar as minhas percepções, os professores também nos ajudaram oferecendo orientações sobre possíveis aprimoramentos. Ter participado deste concurso ampliou a minha visão em relação ao tema extremamente relevante, principalmente para nós estudantes que estamos desenvolvendo nosso pensamento crítico, ao incentivar o debate, a empatia e a escrita como ferramenta de transformação, contribuindo para o desenvolvimento do aluno como um indivíduo consciente. Eu pude aprender sobre assuntos que levarei para toda a minha vida, e ter recebido esse reconhecimento me encorajou ainda mais a continuar escrevendo e expressando minhas ideias. Recomendo a todos os alunos que participem, pois é uma experiência valiosíssima”, reconheceu a aluna.
A participação no projeto do IFRO também foi reforçada pela aluna Priscila. “O projeto Oficina de Textos foi uma das melhores experiências que já tive. É difícil mensurar o quanto evoluí não só como redatora ou estudante, mas também como cidadã ao estudar sobre cada problema social proposto nos temas”, declarou Priscila. Ela ainda deixou um recado aos estudantes: “Invistam na leitura e na escrita. Essas duas técnicas podem nos levar a lugares extraordinários. O IFRO, com certeza, junto com o projeto, elevou meu nível como pessoa de maneira extraordinária também. Incrementou até meu currículo, pois me ajudou numa entrevista de emprego e tudo mais. Eu sou extremamente grata aos professores e aos alunos que fizeram esse projeto possível. E eu espero que ele continue por muito mais tempo para que outros estudantes descubram o poder de uma redação nota 1.000”, expressou a aluna Priscila.
Já o aluno Uender Henrique disse que sempre gostou muito de escrever, porém nunca teve a chance de melhorar a escrita e graças ao projeto Oficina de Textos aprimorou seu modo de escrever. “Através de pesquisas e com o auxílio dos professores, fui desenvolvendo minha redação. Saber como é difícil a vida da população em situação de rua traz para nós um grande ensinamento: dar valor ao que nós temos, mesmo que seja pouco. Fico muito feliz por ter conseguido ficar entre os premiados no concurso e agradeço aos professores que criaram o projeto e incentivaram a participação dos alunos no concurso”, destacou o aluno.
O Projeto sobre o qual falaram os alunos conta com professores de várias áreas do conhecimento: professor William, de Sociologia; professor Marcel, de Geografia; professor Glauber e professora Viviane, ambos de Educação Física; professora Fabiana, Engenheira Agrônoma; professor Joacir, de Gestão Ambiental; além dos professores de Língua Portuguesa do campus, Moisés e Melissa. Essa gama de profissionais de várias áreas diferentes possibilita discutir os temas dos textos de forma mais aprofundada, favorecendo a aprendizagem e a escrita dos alunos.
Os ganhadores, além de todo o reconhecimento pelo êxito alcançado, receberão videogame Sony Playstation 4, smartphone e tablet, respectivamente.
O Concurso de Redação
O 6º Concurso de Redação da DPU foi destinado aos alunos do ensino fundamental e médio do Brasil. Ele intentou fomentar discussões acerca da população em situação de rua, bem como aumentar o nível de conscientização da sociedade acerca das violações dos direitos dessa população e do reconhecimento das pessoas em situação de rua como sujeitos de direitos, educando para o exercício do papel de todos na contribuição para cessar tais violações, para o que é instrumental o serviço de assistência jurídica gratuita prestado pela Defensoria.
Para a realização do Concurso, a Defensoria Pública da União contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Secretaria da Receita Federal do Brasil, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Assessoria IFRO