O caso foi registrado na noite deste domingo, 29 de Agosto, em um conjunto habitacional de quitinetes, localizado na rua Benedito Teixeira da Luz, no bairro BNH, em Vilhena.
A ação minuciosa e acertada da Polícia Militar garantiu a preservação da vida da criança e do infrator, que estava enfurecido e portando uma faca.
Conforme apurado, por volta das 19h30 o infrator, que foi identificado como Manoel e trabalha como açougueiro, invadiu a casa da ex-mulher e com uma faca, ameaçou executá-la.
Ela e duas outras crianças conseguiram correr e o infrator teria perseguido a vítima com uma faca, porém, ela conseguiu se esconder na casa de uma vizinha na rua ao lado. Testemunhas flagraram tal ato.
Na sequencia aos fatos, Manoel retornou ao imóvel e lá fez o próprio filho, de 03 anos, como refém, pegando-o no colo e segurando uma faca, fazendo ameaças de morte ao bebê e dizendo que trocava a vida da criança pela da mulher.
Várias guarnições da Polícia Militar foram empenhadas na ação, que contou com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros Militares, Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Foram quase 05 horas de negociação, realizadas pela Polícia Militar, através do Major PM Thiago, o qual manteve diálogo com Manoel, o acalmando e conversando com o mesmo, para que ele ficasse tranquilo e libertasse a criança e todos saíssem em segurança.
A reportagem do Rota prestou apoio, atendendo ao pedido de uma policial, indo a praça da avenida Paraná, onde conseguimos um sorvete doado pela Rubão Sorvetes, que foi entregue na negociação, para alimentar o bebê. A criança dormiu no colo do pai após tomar o sorvete.
Após horas de negociação, Manoel disse aos policiais que tomou tais atitudes pelo fato de a ex-mulher não autorizá-lo a ver seus filhos e que perdeu a cabeça. Ela no entanto diz que reiteradas vezes ele a procura para reatar o relacionamento e fazer ameaças de morte.
Orientado, Manoel decidiu se entregar e largou a faca, ficou mais algum tempo com o filho no colo e decidiu entregá-lo à uma policial militar e definitivamente se entregou aos militares. A criança acordou e estava sem saber o que estava ocorrendo, mas calma e sem lesões.
Manoel foi preso em flagrante, levado para viatura e de lá, encaminhado para Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) e poderá ser indiciado por cárcere privado, ameaça, invasão de domicílio e violência doméstica.
A criança foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para checagem e entregue a mãe, que estava muito abalada com o ocorrido.
Ocorrências anteriores
Vizinhos relataram que na última quinta-feira, o homem já havia tentado invadir o local e a Polícia Militar teria comparecido no endereço, mas ele já teria fugido e que essa teria sido a ocorrência mais recente, mas outras já haviam ocorrido. A ex-mulher já possui medida protetiva contra Manoel.
Todo o caso deve ser levado ao conhecimento da Polícia Civil e o delegado tomará as medidas cabíveis pertinentes aos episódios.
Graças a ação pacifica da Polícia Militar de Vilhena/RO, não houve registro de feridos e o bem principal, que é a vida, foi garantido.
Fonte: Rota Policial News