A Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) informaram ao G1 que não possuem previsão de retorno às aulas presenciais em 2021. As duas unidades atuam de forma on-line desde março de 2020, quando os primeiros casos de Covid-19 foram registrados no estado.
Em dezembro do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) autorizou que as aulas presenciais fossem retomadas nas instituições federais a partir de março de 2021. No entanto, segundo a assessoria da Unir, cabe à cada unidade seguir, ou não, de forma remota, considerando o cenário pandêmico local.
O último decreto estadual autoriza a retomada das atividades presenciais também nas instituições privadas de ensino.
Cenário do Ifro
A maioria dos estudantes do Ifro retomaram o 2º semestre letivo no dia 02 de agosto deste ano. Com exceção de alguns grupos que começaram as atividades uma semana antes e outros depois. Todos os cursos e turmas estão em pleno funcionamento, mas apenas de forma remota, segundo a instituição.
“O que existe é um plano de retorno gradual para retomar atividades práticas de algumas disciplinas, mas ainda não há nada definido”, informou a assessoria.