O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), retoma nesta próxima sexta-feira (13) o Projeto “Enxergar”, que já realizou mais de cinco mil cirurgias entre Catarata e Pterígios. Estão previstas cerca de 1.200 cirurgias para os próximos meses.
As consultas oftalmológicas serão realizadas no município de Cacoal, e os procedimentos de atendimento iniciam a partir das 08h. O secretário da Sesau, Dr. Fernando Máximo, reforça que com o intuito de zerar a fila por cirurgias de cataratas, nessa primeira etapa serão realizadas 1.000 cirurgias de cataratas e 200 de pterígios (carne crescida), além de mais de 14.000 exames oftalmológicos complementares, sem custo à população.
O gerente regional da Sesau, em Vilhena, Sergio Mattos, destaca que os municípios do Cone Sul: Vilhena, Cerejeiras, Cabixi, Colorado do Oeste, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste serão contemplados com o projeto. Para participar, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo, solicitar avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e encaminhá-la para Cacoal. Para realizar o cadastro será obrigatória a apresentação dos documentos pessoais, como RG, CPF, Cartão do SUS e um comprovante de residência.
Outras regiões também serão contempladas, sendo, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Parecis, Primavera, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Santa Luzia d’Oeste e Rolim de Moura.