Um novo golpe envolvendo a compra de veículos e imóveis em Rondônia tem lesado diversos consumidores que recorreram ao Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon). Conforme os relatos das vítimas, os golpistas anunciam os bens com valores atraentes e prometem uma venda direta mediante financiamento, o que não acontece. Somente depois do pagamento, são informados que se trata de um consórcio.
De acordo com o coordenador estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, muitos consumidores, ao se depararem com os anúncios atrativos, procuram saber as condições de negociação. “Quando o consumidor entra em contato com o anunciante, é orientado a dar uma entrada [dinheiro]. Em outro momento, ligam para o consumidor para confirmar da ciência de que se trata de consórcio, dizendo que é um procedimento padrão, prometendo que o veículo será entregue de forma imediata ao cliente”, explica.
Ihgor Jean Rego comenta o caso recente de um consumidor do Acre que relatou ter vindo a Porto Velho para comprar um caminhão por meio desse tipo de anúncio. “Ele deu R$ 26 mil de entrada na esperança de receber o caminhão imediatamente. Mas foi surpreendido pela informação de que estava em um consórcio e que deveria aguardar ser contemplado ou esperar o término do grupo, caso quisesse o dinheiro de volta”.
O coordenador do Procon orienta ao consumidor vítima desse tipo de golpe que comunique a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor e Defraudações (Deconde). Ele esclarece ainda que o consumidor pode exigir o dinheiro de volta. “Havendo uma dificuldade em reaver essa quantia, é importante que o consumidor procure um advogado particular ou a Defensoria Pública para resolver o mais rápido possível”.
ALERTA
Para evitar cair nesse tipo de golpe, o Procon aconselha que, ao se deparar com preços de veículos ou imóveis muito abaixo do mercado, o consumidor deve ficar atento. Assinaturas de contratos também devem ser lidos com atenção, podendo ter uma análise de um advogado de confiança.
DENÚNCIAS
Além do procon.ro.gov.br ou do endereço consumidor.gov.br que servem ao consumidor como suporte nas necessidades, a denúncia pode ser feita pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (69) 98491-2986.