Desde 13 de abril, Vilhena realiza campanha de vacinação contra a gripe, com a expectativa de 12 mil pessoas serem atendidas pela rede pública de saúde. A Prefeitura de Vilhena convoca para esta primeira etapa, que se encerra nesta sexta-feira, dia 7, crianças com seis meses a cinco anos, gestantes, mães com até 45 dias de pós-parto, indígenas e trabalhadores da saúde, seja da rede pública quanto da rede privada.
Conforme programação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é dividida em três etapas, sendo que na primeira estão sendo imunizados os públicos mencionados acima. Para receber a vacina, o paciente precisa ir aos postos de saúde, que atendem das 8h às 17h30.
Mesmo os funcionários da saúde que já receberam a vacina contra a Covid 19, podem ser vacinados, respeitando o período de 15 dias entre uma vacina e outra.
A segunda etapa irá atender aos idosos com mais de 60 anos. O início da vacinação se dará no dia 10 de maio e irá até o dia 8 de junho. Nessa etapa, os professores também poderão ser vacinados. A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza B, Influenza A (H1N1) e Influenza A (H3N3).
“É preciso entender que mesmo aqueles que receberam ou que ainda irão se vacinar nas próximas semanas contra a covid-19 devem buscar também ser imunizados contra a gripe. Com a chegada de frentes frias, há um aumento no número de pessoas infectadas pelos vírus respiratórios. A vacinação serve para diminuir a proliferação dessas doenças, o que diminui o número de pessoas infectadas e consequentemente não aumenta a demanda de atendimentos nos postos de saúde e hospitais”, explica a secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.