A Prefeitura de Vilhena divulgou estudos que mostraram quase 100 vítimas de violência menores de idade, somente em 2021. Ao todo, nos primeiros cinco meses do ano, 75 crianças ou adolescentes sofreram algum tipo de violência (sexual, física e/ou psicológica).
Nessa terça-feira (18 de maio) foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi marcada por momentos que remetiam à reflexão: girassóis de EVA foram colocados em locais estratégicos de Vilhena, para mostrar aos moradores o problema social em que o município se encontra.
Em 2020, foram registrados 82 casos. Os primeiros cinco meses deste ano já quase alcançam o total dos doze meses em 2020. O estudo foi apontado pelo Serviço de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente (Saeca). O órgão aponta para um dos principais problemas: a falta de informação das vítimas para conseguirem identificar uma violência sexual, por exemplo.
Não compactue com crimes contra crianças e adolescentes. Se perceber que alguém próximo pode estar sendo vítima de abuso ou exploração sexual, denuncie anonimamente para o Disque 100, Polícia Militar 190, Plantão Conselho Tutelar Norte 98459-5777 ou pelo Plantão Conselho Tutelar Sul 98467-4020.