A Escola Estadual Genival Nunes da Costa participou e foi classificada na Etapa Regional da 10ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, no dia 26 de março, pelo projeto de Ciências “Promoção da saúde por meio da recuperação de terrenos baldios”. Em conversa com o site Folha de Vilhena, o professor responsável pelo projeto, Gilson Ortiz, explicou um pouco sobre o trabalho realizado.
Desenvolvido pelos alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, o projeto visava limpar terrenos abandonados e plantar algumas plantas tuberosas, banana, mamão e abóboras. A expectativa, com isso, era reduzir a sujeira e impedir a proliferação de insetos como o mosquito da dengue (aedes aegypti). Além disso, os alunos também aprenderiam alguns hábitos como o de consumir alimentos orgânicos (adquiridos através do cultivo).
Gilson Ortiz relatou que o projeto teve sua durabilidade interrompida, por conta da pandemia. Iniciado em 2019, os participantes não tiveram muito tempo para “colocar a mão na massa”, mas conseguiram limpar alguns terrenos.
Um deles está localizado ao lado da Delegacia da Mulher, na Avenida Paraná. Pedindo a autorização da Delegada responsável pela Unidade, o professor e seus alunos foram até o local e iniciaram a limpeza. Atualmente, pés de mandioca produzem em meio às ervas daninhas (que surgiram por conta da paralisação do projeto).
A ação ainda contou com outros terrenos sendo limpos, os quais os próprios moradores acabavam se envolvendo no projeto também. A intenção era estender a limpeza e plantio para outros Bairros no entorno da Escola, mas agora será preciso esperar o fim da pandemia.
Classificado como vencedor na Região Norte junto a outros dois projetos (de Cacoal-RO, de Boa Vista-RR, de Manaus-AM e Belém-PA), o projeto receberá a premiação no dia 22 de abril, Dia da Terra. Os ganhadores receberão troféus e medalhas por uma ação tão importante para a Natureza e a sociedade.