Nesta segunda-feira, 06 de março, a diretoria do SINPOL, reuniu-se com o Secretário de Saúde, Dr. Fernando Máximo, com o Secretário de Segurança Adjunto, Dr. Hélio Gomes Ferreira e com a Diretoria da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – AGEVISA.
Na oportunidade, foi alvo de debate a vacinação dos profissionais da segurança pública. Isto porque, em um primeiro momento, a Diretoria foi surpreendida com a informação da vacinação das forças de segurança, com a preterição dos Policiais Civis.
Outrossim, restou esclarecido que, embora inicialmente o número de vacinas esteja reduzido, semanalmente então chegando remessas de mais vacinas.
Ainda, restou destacado que o Estado de Rondônia, aliado ao Governo Federal, adota fielmente o protocolo determinado pelo Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde, através da Nota Técnica n. 297/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que aduz como prioridades:
- A) Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes.
- B) Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar.
- C) Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19.
- D) Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.
Assim, após um intenso debate em que a Diretoria do SINPOL, em conjunto com a SESDEC, esclareceu a dinâmica dos serviços prestados pela categoria, ressaltando a essencialidade da atividade policial especialmente no enfrentamento à COVID-19, bem como a importância da imunização destes que prestam serviços de forma ímpar em meio a pandemia, as autoridades presentes chegaram ao consenso de que é direito dos Policiais Civis, serem contemplados de maneira equânime aos demais membros das forças de segurança, no tocante à vacinação.
A diretoria do SINPOL, está vigilante e lutará, incansavelmente, até que seja efetivada a prioridade e todos os policiais civis sejam devidamente vacinados.