Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

No “Abril Azul”, Prefeitura de Vilhena destaca importância da carteirinha do autista e da necessidade de conscientização


Banner


Vilhena é a primeira cidade no Estado a emitir a “Carteirinha do Autista”, a partir de solicitação do então vereador e hoje secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Maziero. A importância da emissão do documento de identificação para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é salientada neste “Abril Azul”, mês voltado à conscientização do autismo, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Tomei à frente nesse projeto pois, após conversas com mães de autistas, percebi que a emissão da Carteira de Identificação do Autista amenizaria as dificuldades que seus filhos enfrentam no dia-a-dia, dando a eles prioridade no atendimento em diversos locais. Rapidamente o prefeito Eduardo atendeu a esse pedido. Muitos podem não entender bem sobre a importância dessa identificação, mas o atendimento prioritário é um direito e agora as famílias têm mais este instrumento para exigir o cumprimento dessa norma”, explica Maziero.

- Advertisement -
- Advertisement -

- Advertisement -

Além das carteiras de identificação, a Semas também faz atendimento para a emissão do RG para autistas. “Nós realizamos até o momento 32 atendimentos para emissão do RG para autistas e já emitimos 40 carteiras de identificação. É importante que todos saibam que oferecemos esse serviço, pois muitos ainda podem ser beneficiados na cidade. Basta procurar o Cras, nosso Centro de Referência de Assistência Social, que todas as orientações serão dadas” garante Rafael Reis, secretário municipal de Assistência Social.

Por sua vez, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Vilhena realiza o tratamento e atendimento aos autistas e seus familiares, dispondo de atendimento em psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, enfermagem e fisioterapia. No mês de abril, os residentes em reabilitação realizaram o projeto “Autismo: Construindo Histórias”.

O projeto foi realizado no dia 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nele, foi utilizado da ludicidade para viabilizar histórias de crianças e adolescentes autistas através da construção de uma intervenção artística a qual foi intitulada “Árvore das Conquistas”.

“Cada mãozinha desta árvore é fruto de uma conquista. Foi construído a partir do processo terapêutico realizado pelas residentes nas áreas de fisioterapia, fonoaudioterapia, psicoterapia ou terapia ocupacional”, disse Brunë Magalhães, assistente social que atua no CER.

A Educação municipal tem atualmente 24 salas para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e oferece profissionais capacitados em todas as unidades escolares, que dão ensino diferenciado para alunos com autismo no município. Há cuidadores, acolhimento das famílias desde a matrícula, já a partir do ensino infantil, planejamento de aula específico e material de ensino especial. Neste mês, como não foi possível realizar a Caminhada Azul e outros eventos tradicionais, a Semed organizou live com neuropsicóloga para conscientização e professores também gravaram vídeos que foram enviados a todos os alunos explicando a importância do respeito e compreensão com esse público do TEA.

“Ofertamos esse apoio inclusive na área rural, bem como temos o cuidado de ofertar formação continuada neste tema, além de possuirmos uma gerência de educação especial que está sempre atenta às necessidades desse público”, explica o secretário municipal de Educação, Ronaldo Alevato.

Neste ano outras atividades e mais ações devem ser realizadas com o objetivo de promover inclusão, compreensão e atendimento adequado a todos que necessitam.

CARTEIRINHA – Para obter a Carteira de Identificação basta apresentar ao Cras cópia do laudo médico com o CID do autismo, RG e CPF (tanto da criança quanto dos pais ou responsável), certidão de nascimento da criança e comprovante de residência. O Cras está localizado na avenida Rio Grande do Norte, no Setor 19, e atende das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

TRABALHO AMPLO EM prol de crianças dentro do espectro autista em Vilhena é destacado no mês de abril

Fotos e texto: Semcom

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z