A Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que a partir da próxima segunda-feira, 19, o Ambulatório Covid-19, devido à redução na quantidade de sintomáticos atendidos, passará a funcionar das 7h às 17h durante a semana, e que o postinho do Cristo Rei, atualmente em reforma, atenderá pacientes das 7h às 19h.
AMBULATÓRIO COVID-19 – Com queda de quase 65% no número de sintomáticos atendidos desde a abertura do Ambulatório Covid-19, a unidade passará a atender em horário reduzido durante os dias de semana, das 7h às 17h, enquanto permanecerá atendendo das 7h às 19h em sábados, domingos e feriados. Em janeiro, após a primeira semana de atendimento, a média de 7 dias de atendimentos diários ficou em 240 pessoas sintomáticas por dia. Nesta quarta-feira, 14 de abril, a média semanal apresentou seu menor valor desde o fim de fevereiro, marcando 87 atendimentos.
“São números que mostram o resultado positivo no enfrentamento da pandemia em Vilhena, que combinam vacinação ágil, restrições de contato entre as pessoas e atendimento médico garantido. A missão é grande, mas agora estamos vendo a luz brilhar cada dia mais forte no fim deste túnel de sombras da covid-19 pelo qual o mundo todo passa”, comenta o prefeito Eduardo Japonês.
A coordenação da unidade lembra que, independente do horário de atendimento do local, aqueles que apresentarem sintomas têm direito e dever de se ausentar do serviço para buscar atendimento médico imediato.
POSTINHO CRISTO REI – Neste sentido, com o objetivo de reforçar a Atenção Básica, o postinho de saúde do Cristo Rei passa por ampla reforma. A obra está avaliada em R$ 373 mil, oriundos de emenda parlamentar do ex-senador Ivo Cassol, e é executada pela empresa Fatorial Construções, de Porto Velho, vencedora da licitação. Todas as dependências internas do postinho serão reformadas, envolvendo uma área total de 556 m², com fundações diretas em concreto armado, estrutura de concreto armado, paredes de alvenaria de tijolos cerâmicos furados, revestimento cerâmico de parede, proteção de selador, emassamento e pintura de paredes, instalação de esquadrias de alumínio (portas dos compartimentos de lixo), esquadrias de vidro temperado (janelas e portas), cobertura com telha termo acústica e estrutura da cobertura em madeira, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de combate a incêndio, pavimentação interna em piso granilite e calçamento externos.
A obra deve ser concluída até o fim do terceiro trimestre de 2021 e, pelo menos enquanto isso, a unidade atenderá das 7h às 19h. “Hoje contamos com seis equipes médicas no postinho. Um dos médicos será transferido para o Hospital Regional de Vilhena, em reforço aos atendimentos no pronto-socorro. Salientamos que aquelas pessoas que precisarem de atendimento básico de saúde à noite, procurem o CEV, Centro de Especialidades Vilhenense, próximo da avenida Paraná, que continua atendendo normalmente até as 22h”, explica a enfermeira e secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.