A sua reclamação também pode acontecer através de outros meios de comunicação do Governo, como o Código de Defesa do Consumidor e através do Portal do Consumidor, consumidor.gov.br.
Antes de você entrar em contato com o BACEN, é preciso ter sido atendido pelo banco/instituição financeira que você realizou a reclamação. Esta é uma regra que visa evitar com que todos os consumidores procurem de cara o BC para solucionar problemas que podem ser resolvidos na Ouvidoria do banco/instituição financeira.
Outro detalhe para ficar atento: logo no início da chamada, é preciso ter o número do protocolo da reclamação que foi registrada na Central de Atendimento, SAC ou Ouvidoria do banco/instituição financeira.
Como fazer uma reclamação no BACEN? Entenda os procedimentos
A sua reclamação pode ser registrada na Internet, no site bc.gov.br na parte de Reclamação-Denúncia. Se preferir, pode usar o telefone: 145 ou 0800 979 2345.
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 08h às 20h, com exceção para os feriados.
Todas as reclamações que forem feitas ao Banco Central serão protocoladas a fim de serem rapidamente solucionadas pelas instituições financeiras. As Instituições ficam precavidas quanto à um “Puxão de orelha” do órgão regulamentador. Elas podem ser punidas, multadas e ainda sofrerem com um processo na Justiça por parte do consumidor, em casos de empréstimos indevidos ou algo do tipo.
Documentos que você vai precisar ter em mãos:
- CPF;
- Endereço completo;
- 2 telefones para contato;
- E-mail (caso você possua);
- Agência e sua conta corrente no banco/instituição que está sendo feita a reclamação;
Reclamação no site do BACEN- Passo a passo
O seu primeiro passo no site do BACEN é se identificar. Digite o número do seu CPF, transcreva os caracteres e clique em “entrar”.
Vale lembrar que se você preferir, pode fazer a sua reclamação no Banco Central de forma anônima. Porém esse registro não é recomendado. É sempre seguro se identificar e irá ajudar no andamento do seu procedimento.
Na próxima tela, você irá ver a lista dos bancos registrados e deve selecionar o da sua reclamação. Depois, escolha o assunto da reclamação. É preciso estar atento a cada detalhe e sempre informe dados verídicos.
Quando chegar ao campo “mensagem” relate o seu problema. Informe o seu problema de acordo com um cronograma: informe os dias em que tentou atendimento, protocolo, correspondências, prints, e-mails, extratos e tudo que possa comprovar que você tem razão na reclamação contra o banco/instituição financeira.
Você pode anexar os arquivos em cada reclamação que fizer. Use da melhor forma possível. O formulário irá ficar disponível por no máximo 59 segundos.
Lembramos que se você não tiver o protocolo da chamada, isso não irá impedir você de registrar a reclamação. Mas é uma informação valiosa que deve fornecer ao BACEN caso a tenha.
Tempo médio para que o Banco responda a uma reclamação?
O prazo médio para atendimento das reclamações do Banco Central é de até 5 dias úteis. Geralmente as respostas do BACEN costumam sair até antes desse prazo.
Tem como fazer uma reclamação no Banco Central presencialmente?
Se você mora em uma capital, pode visitar uma das Agências do Banco Central para registrar a sua reclamação.
O BACEN está presente em Brasília (sede), Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O Banco Central tem uma ouvidoria?
O Banco Central ainda não possui uma Ouvidoria. Todos os seus contatos por telefone acontecem na Central de Atendimento.