Prefeitos de 45 municípios de Rondônia se reuniram para definir a compra de vacinas contra a Covid-19. Nesta terça-feira (16) deve ser enviado um documento com intenção de compra de 500 mil doses da AstraZeneca/Oxford.
Uma reunião foi organizada pela Associação Rondoniense de Município (Arom) no último sábado (13) incluindo 45 prefeitos e suas equipes, além do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Rondônia (Cimcero), para discutir a compra das vacinas.
Porto Velho, que na última semana realizou por conta a compra de 400 mil doses, foi utilizado como exemplo. Aos municípios foi orientado que utilizem a mesma modalidade da capital para a compra das doses, que garante que o dinheiro só seja creditado quando for confirmado o recebimento das vacinas.
Na última segunda-feira (15) a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, também anunciou a compra de 110 mil doses do imunizante.
Com isso, caso a compra por parte do grupo de municípios seja concretizada, Rondônia deve ter em cerca de um mês, período necessário para que as vacinas sejam entregues, pouco mais de 1 milhão de doses, o suficiente para imunizar quase 30% da população.
Segundo o Portal da Transparência Covid-19 de Rondônia, o estado recebeu até o momento do Governo Federal 141.608 doses.