A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 24 de março, a terceira fase da Operação Pedágio. As investigações tiveram início ainda em 2016, sobre grupo criminoso que fraudou licitações da administração pública de Ji-Paraná (RO), na Região Central do estado.
Segundo apurado nas primeiras fases da operação, nas quais diversos envolvidos foram indiciados, empresários eram pressionados a pagar propina para que pudessem ganhar licitações e receber os pagamentos dos contratos com a prefeitura.
Já nesta terceira fase, voltada especificamente à lavagem de capitais, equipes de Policiais Federais da Delegacia de Ji-Paraná e da Superintendência Regional em Porto Velho deram cumprimento a 3 (três) mandados judiciais de busca e apreensão na capital rondoniense. Os alvos foram dois indivíduos e uma empresa que teriam servido na lavagem de recursos ilicitamente auferidos por integrantes da organização.
O avião que foi apreendido na 2ª fase e cuja aquisição justificou a 3ª fase, voltada para investigar a lavagem de dinheiro.
O nome dado à operação, como bem exposto em suas fases precursoras, “faz referência a exigência do pagamento a integrantes da organização criminosa, para que pudesse continuar com a execução do contrato”.
Os procedimentos estão sendo formalizados na Superintendência Regional de Polícia Federal em Rondônia.