Uma publicação tem movimentado as redes sociais nesta segunda-feira (15 de fevereiro), após uma vilhenense desabafar sobre a situação de uma unidade hospitalar do município. A moradora relatou que mora em frente ao antigo posto de saúde Leonardo Alves de Souza, que está abandonado.
Segundo a vilhenense, a construção está sem cuidados e por isso junta pontos de alagamento dentro e fora do perímetro. Com a água parada, os moradores estão sofrendo com a infestação de pernilongos que atingiu a área. Alguns, como a denunciante, se preocupam com a possibilidade de um surto de dengue na região.
A denúncia ainda pediu uma limpeza urgente no posto de saúde, para ajudar a combater os mosquitos que proliferam por ali. A assessoria da Prefeitura entrou em contato com a publicação, informando que a reforma do posto está a cargo da faculdade UNESC.
“É uma iniciativa da Unesc, como contrapartida por ter usado a estrutura da Saúde pública para oferecer o curso de Medicina em Vilhena”, alegou a Prefeitura na nota de esclarecimento. A assessoria também confirmou que a expectativa é de que, em breve, o posto volte a funcionar no local.
O posto de saúde Leonardo funciona atualmente de forma provisória no Bairro Alto Alegre (esquina das ruas Antônio Extekoetter com João Bernal, N° 6000). O prédio foi cedido pelo Governo do Estado, a pedido do Deputado Estadual Luizinho Goebel.
Recentemente, a faculdade UNESC sofreu uma mudança de responsáveis após sua venda. No entanto, a reforma continua em seu encargo, haja vista que o acordo já foi firmado e continua ativo apesar da mudança na Direção.