Em um vídeo gravado para as redes sociais oficiais do município, o Prefeito Eduardo Japonês (PV) anunciou a flexibilização do decreto sobre o consumo de bebidas em Vilhena. A postagem foi realizada nessa sexta-feira (12 de fevereiro), depois de longos dias de restrições quanto à venda e consumo na cidade.
Segundo as informações, dos vinte leitos de UTI disponíveis apenas sete estão ocupados por moradores. Outros três leitos são pacientes do Cone Sul de Rondônia, e os demais são pacientes de outras cidades rondonienses transferidas pelo Estado para Vilhena. Já nos sete leitos clínicos, os vilhenenses ocupam apenas quatro.
Devido à queda dos índices, o Prefeito considera ser o momento de flexibilizar novamente o comércio. Ele afirmou em vídeo que associa a queda da taxa de contaminação ao decreto que acabou restringindo a venda de bebidas alcoólicas em Vilhena.
Portanto, até às 22h00min está liberado o funcionamento de restaurantes e lanchonetes com consumo de bebidas alcoólicas no local. A venda e consumo em bares também está permitida. Eduardo Japonês recomendou moderação aos vilhenenses, bem como manter os protocolos de distanciamento para evitar aglomeração.