Marcado pelo sucesso da edição anterior do Projeto de Familiarização Turística (Famtour) do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem segunda edição prevista para o mês de março. Equipes da Setur estão nos últimos preparativos para o projeto, que ampliou o campo de ação e rotas nesta segunda etapa.
Com uma programação diversificada e dirigida aos sete polos turísticos do Estado, prevista para o período de 15 de março a 23 de novembro. Entusiasta do projeto, o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, informou que a iniciativa que envolveu 25 pessoas, entre influenciadores digitais, agentes e guias de viagem na primeira edição, está se expandindo para novos polos, tendo em vista que, além de incentivar a visitação de pontos importantes, ainda apresentam novos pontos turísticos do Estado de Rondônia, que tem paisagens convidativas, atividades esportivas e de aventura, e exuberantes em belezas naturais, capazes de marcar a vida dos visitantes.
Ele explicou ainda que, da forma como foi concebido, Famtour é uma iniciativa do Governo para fomentar o turismo rondoniense. Além da estrutura gerencial da Setur, o projeto é composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor, selecionados, por meio do Edital de Chamamento Público do projeto, que tem como foco a divulgação dos pontos turísticos do Estado, suas riquezas e seu potencial pouco explorado. A programação divulgada pela Superintendência de Turismo, os sete pólos estão distribuídos em cinco regiões turísticas – Madeira Mamoré, Vale do Jamari, Príncipe da Beira, Zona da Mata e Rios de Rondônia, com detalhamento por município, de riquezas e belezas a serem visitadas, conforme quadro divulgado pela Setur:
ITINERÁRIO | |
Municípios | Datas Previstas |
II FAMTOUR (POLO 1) – MADEIRA MAMORÉ - Advertisement -
- Advertisement -
Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Porto Velho |
15 a 20 de março de 2021 |
III FAMTOUR (POLO 2) – VALE DO JAMARI - Advertisement -
Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Machadinho do Oeste |
13 a 17 de abril de 2021 |
IV FAMTOUR (POLO 5) – PRÍNCIPE DA BEIRA
Costa Marques, São Francisco do Guaporé |
15 a 18 de junho de 2021 |
V FAMTOUR (POLO 6) – VALE DO GUAPORÉ (PESCA ESPORTIVA)
Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Vilhena |
17 a 20 de agosto de 2021 |
VI FAMTOUR (POLO 7) – ZONA DA MATA
Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis |
13 a 17 de setembro de 2021 |
VII FAMTOUR (POLO 4) – RIOS DE RONDON
Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici |
23 a 27 de novembro de 2021 |
PROJETO FAMTOUR
Importante destacar, de acordo com o superintendente Gilvan Pereira, o projeto faz parte das ações estratégicas do Governo de Rondônia, com o objetivo de impulsionar o setor turístico local, através da participação de influenciadores. “A Famtour é um projeto que acontece há vários anos em diferentes estados para mostrar seus atrativos turísticos. Porém, Rondônia vem com essa novidade, com a integração dos influenciadores digitais para reforçar a promoção do Turismo. E isso está sendo construído graças a orientação e incentivo do governador, coronel Marcos Rocha. Contamos também com a participação dos guias de turismo e das agências de viagem”, explicou.
O superintendente da Setur fez questão de citar que, desde a primeira edição o projeto teve o apoio dos municípios de Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Nova União, bem como da classe empresarial ligada ao turismo. Ele disse ainda que a parceria com os empresários colaborou como uma estratégia para apresentar ao grupo de visitantes, o seu produto e a sua empresa. “Este é um novo tempo para o turismo de Rondônia e já planejamos o projeto para o próximo ano (2022), com novos roteiros, graças ao incentivo e ao sucesso que estamos alcançando”, confirmou Gilvan Pereira.