Em quase um ano de contaminações por Covid-19, o sistema prisional de Rondônia já registrou quase 800 casos entre pessoas presas. Os dados foram divulgados pelo Relatório de Monitoramento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado na última quarta-feira (03 de fevereiro).
De acordo com as tabelas apresentadas, 762 presidiários contraíram a doença e 2 vieram a óbito pelas complicações da Covid-19. Nos sistemas socioeducativos, destinados a adolescentes, foram 18 contaminações com nenhuma morte ocasionada pelo vírus.
O número de servidores contaminados também foi inserido nas tabelas. Pelo menos 592 funcionários dos sistemas prisionais contraíram Covid e 9 acabaram falecendo. Nas unidades socioeducativas, 68 servidores vieram a se contaminar com o vírus e nenhum óbito foi registrado.
No Brasil, 59.223 casos de Covid-19 foram notificados nas unidades prisionais. A taxa de contaminação subiu 6,6% nos últimos 30 dias, segundo o Relatório divulgado. As atualizações são realizadas a cada quinze dias, pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do (DMF/CNJ).