A fisioterapeuta Angélica Labajos em entrevista ao Folha, fala sobre os cuidados, tratamentos, restrições e muito mais referente a estrias. Confira agora.
Angélica Labajos, fisioterapeuta especializada em dermatofuncional, formada em 2011, pela Faculdade Fimca, atua na Clínica desde 2014, sempre fazendo o seu melhor e trazendo profissionalismo para sua área de trabalho.
O tratamento é feito para todo tipo de estrias, seja ela branca ou vermelha. As estrias vermelhas são novas e que tem a maior chance de recuperação, embora seja um tratamento mais longo. As estrias brancas tem um bom resultado também.
‘’ Temos o estímulo de colágeno e elastina, através da ativação de células como fibroblastos, é muito importante dizer que as estrias são cicatrizes irreversíveis, por que tem rompimento das fibras elásticas da pele, mesmo assim o tratamento de estrias tem resultados muito favoráveis, as clientes tem uma boa aceitação no geral, elas gostam, mas é sempre importante explicar para as clientes quais são as expectativas delas no tratamento, para explicar as possibilidades reais. Existem muitas ofertas de terapias que prometem acabar com as estrias e isso não acontece, então muitas vezes acabam gerando uma frustação muito grande para a cliente. ’’ Comenta Angélica.
Segundo a Fisioterapeuta as estrias melhoram em média de 30 a 80%, é um tratamento que não chega a resultado de ‘’ cura ‘’, mas todos os clientes tem um resultado satisfatório.
Angélica explica como é realizado o tratamento na Clínica: é um tratamento feito por vacuoterapia, uma sangria por vacuoterapia, então essa sangria é realizada apenas nas estrias, elas tem uma melhora muito grande. Não é utilizada a agulha então isso faz que evite manchas na pele, que às vezes as agulhas causam ou até mesmo dor.
Existe alguma restrição no tratamento? ‘’ Existem inúmeras restrições para ser seguida. Gestante pode fazer tratamento de estrias? Pode, mas o tratamento para gestante é especifico, ela não pode usar nenhum tipo de termo ativo ou produtos contra indicados na gestação, em geral tem uma serie de produtos que a gestante não pode usar, normalmente quando a mulher está em processo de formação, para menina á mulher é normal à aparição de estrias ou quando gestante e também em processo de ganho de massa de uma maneira mais rápida, então cada publico tem um tratamento especializado. ‘’
Existe restrição de idade para tratamento de estrias? ‘’Depende, que para o tratamento a domicilio das estrias, mesmo que seja ortomolecular ele pode começar bem cedo, começou a aparecer às estrias a gente já entra com hidratação da pele, nutrição, para favorecer uma cicatrização melhor de essa pele aumentar o nível de elasticidade e impedir que rompa mais estrias, porem o tratamento no consultório para estrias precisa ser feita a partir da primeira menarca mulher, então ela tem que ter tido sua primeira menstruação e caso for menino tem que estar na puberdade, esse tratamento é procurado tanto para mulheres e tanto para homens. ’’
Agora vamos falar sobre os cuidados antes e depois do tratamento: a pele sempre tem que estar ricamente hidratada e nutrida, não somente por fora, tanto por dentro, então durante o tratamento ortomolecular, durante o tempo que a gente aplica e depois a gente da às orientações importantes que é: alimentação saudável, alimentação rica em betacarotenos que são alimentos como cenoura, alimentos de cor laranja, alimentos da cor vermelha que são alimentos que estimulam muito a formação de colágeno, a eliminação de radicais livres dessa pele então o açúcar é um alimento que muitas vezes podem causar uma degradação do colágeno, então geralmente quem está fazendo tratamento de estrias ou quem quer prevenir tem que ter a ingestão de açúcar de maneira controlada. ‘’ explica a Fisioterapeuta.
A Clínica Arte de Cuidar fica localizada na Av. Sabino Bezerra de Queiroz nº 3461, Bairro Jardim América, venha conhecer diversos tratamentos.