A cidade vilhenense tem vivido nos últimos dias grandes e constantes mudanças, alterações em seu comportamento e experiências não tão agradáveis. Nessa quarta-feira (20 de janeiro), o município bateu seu recorde de mortes por dia, causadas pela Covid-19. A situação foi comentada pelo Prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) em um vídeo institucional divulgado.
NÚMEROS TRÁGICOS
Os dados sobre o crescimento da contaminação por Covid-19 não pararam de aparecer nos últimos dias. Nessa quarta-feira, 96 vilhenenses tiveram seu quadro confirmado, existindo 1.168 casos ativos da doença na cidade. Somente na noite desse último dia (20 de janeiro), seis pessoas morreram vítimas do vírus.
“É algo realmente muito, muito preocupante. Nós nunca tivemos seis óbitos em um dia, nossa UTI está cheia, nossos leitos clínicos estão cheios. Muita gente fazendo o exame para confirmar ou não confirmar… enfim, a estrutura… realmente tem muita gente precisando do nosso Hospital”, comentou Eduardo Japonês.
Até a noite dessa quarta, outros 51 pacientes aguardavam o resultado de seus exames. Desde o início da pandemia, já são 99 mortos por conta do vírus no município de Vilhena.
AS MEDIDAS DE CONTROLE
Ainda na tarde dessa quarta, a Prefeitura de Vilhena emitiu um novo decreto restritivo. No documento, a venda de bebidas alcóolicas por estabelecimentos da cidade está proibida até o dia 26 de janeiro, na próxima terça-feira.
A decisão deixou muitos vilhenenses ‘zangados’. Comerciantes também se sentiram lesionados pelo decreto, em especial para estabelecimentos que giram em torno da venda desses produtos. O decreto foi pensado durante uma reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19, na terça-feira (19), tendo em vista as ‘festinhas’ realizadas de forma isolada.
“Todas essas ações de restrição ou fechamentos, são ações que a gente copia. A gente não inventa nada, Prefeito não inventou nada, o Governador não inventou nada. Isso não tira a nossa responsabilidade, afinal de contas como nós estamos à frente, precisamos tomar decisões. E em um momento como estamos vivendo hoje, não só no Estado como no município… nós que estamos à frente precisamos tomar decisões”, esclareceu Japonês.
Se por um lado os comerciantes de bebidas se sentiram prejudicados, por outro os entregadores respiraram aliviados. Isso porque, também nessa quarta-feira, a Prefeitura liberou a modalidade delivery até às 00h00min. O Prefeito explicou que, em relação aos estabelecimentos de comida, o horário para retirada na casa e funcionamento no espaço ia até as 20h00min. Já o sistema delivery poderá funcionar normalmente até a meia-noite.
UM SUSPIRO DE ALÍVIO
A esperança dos vilhenenses se baseia, agora, na entrega dos primeiros lotes de vacina contra a Covid-19. As primeiras 2.080 doses foram entregues na manhã de ontem (20) pelo Governador Marcos Rocha e o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo. Os primeiros vilhenenses já começaram a receber a imunização, e a expectativa segundo a Prefeitura é vacinar todos os munícipes em aproximadamente seis meses.
Eduardo concluiu o vídeo agradecendo a população pela compreensão, e reforçando o apelo que costuma fazer: “o que vai fazer com que nós acabemos com a mortalidade, obviamente as vacinas ajudam, mas até lá nós temos que continuar tendo cuidado. O que vai baixar realmente o quantitativo de doentes é a gente se preservar. Principalmente aquelas pessoas com mais de 60 anos”.