O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) recomendou ao prefeito de Cacoal, Adailton Furia (PSD), que exonere o secretário municipal de trânsito, Paulo César Ferreira Diniz, que está inapto a assumir cargos públicos em decorrência de uma condenação criminal.
O MP justifica o pedido de exoneração já que o secretário foi condenado por dirigir alcoolizado e portar uma arma de fogo. Os crimes foram praticados em janeiro de 2018, na época ele foi condenado por três anos e seis meses.
Procurado, o prefeito de Cacoal disse que não sabia da condenação, pois como o secretário também é servidor de carreira da prefeitura, não são cobradas certidões negativas no momento da nomeação.
Paulo recebeu a notícia que será exonerado da função de secretário, mas continua trabalhando na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, exercendo a função de agente. Ele disse à Rede Amazônica, que devido algumas formalidades legais “ainda não conseguiu a expedição da certidão de quitação eleitoral, mas tenta resolver a questão”.
Acrescentou não ter conhecimento prévio que o processo repercutiria na posse como secretário e confirmou que o prefeito realmente não sabia da condenação.
Abaixo um trecho da recomendação do MP-RO ao prefeito Adailton Fúria: