O ano é novo, mas o problema já tem um bom tempo: a falta de bolsas de sangue no Hemocentro de Vilhena. Desde o início da pandemia, em meados de março de 2020, o órgão vem alertando sobre o desfalque no estoque de sangue. O número de bolsas chegou a quantias críticas em alguns tipos sanguíneos, levando o Hemocentro a realizar Campanhas apelativas nas redes sociais.
Janeiro de 2021 já começou, mas a urgência ainda continua: em conversa com a Assistente Social Michely Toledo, o FOLHA apurou que o Hemocentro continua “com muita dificuldade no comparecimento de doadores”. Durante essa época, marcada pelas férias e período chuvoso, a procura pelo banco de sangue para doações já é baixa.
Porém, como relatou a assistente social, com a pandemia o número de vilhenenses que têm doado diminuiu ainda mais. A situação se reflete não apenas no município, mas no país todo. Segundo pesquisa divulgada pela Agência Brasil, o Ministério da Saúde estima que o medo causado pelo Covid-19 durante 2020 pode ter provocado uma diminuição entre 15% a 20% no total de doações sanguíneas em comparação a 2019.
O Hemocentro de Vilhena atende o Cone Sul de Rondônia. Cidades como Chupinguaia, Cerejeiras, Colorado D’Oeste e Corumbiara também utilizam o banco para tratar pacientes. A baixa no estoque local acaba, portanto, refletindo nos municípios no entorno. Como explicou Michely, o banco de sangue de Vilhena também acaba ajudando outros Hemocentros como em Cacoal ou Porto Velho, caso necessário.
Com a extensa rede que se forma, o abastecimento das bolsas de sangue do Hemocentro de Vilhena se torna vital para um bom funcionamento do sistema de saúde, principalmente no Sul do Estado rondoniense. Para se tornar um doador ou dar continuidade às suas doações, o Centro está aberto nos seguintes horários:
- Segunda, Quarta e Sexta-feira: das 7h00min às 12h00min.
- Terça e Quinta-feira: das 13h00min às 18h00min.
O Hemocentro fica localizado na Avenida Jô Sato, ao lado do Hospital Regional de Vilhena. Como não está havendo doadores, não há a necessidade em fazer agendamento para doar sangue, basta comparecer.
Os doadores de sangue precisam:
- ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de idade precisam do consentimento formal dos responsáveis);
- Pesar mais de 50 Kg;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar saudável e não possuir doenças autoimunes;
- Não ter apresentado sintomas de gripe, resfriado, febre ou diarreia recentemente;
Grávidas e mulheres no pós-parto não podem fazer doações de sangue temporariamente.