Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

“80 a 90% dos idosos que vão para o tubo, não saem com vida”: Prefeito de Vilhena alerta para a realidade da Covid-19


Banner


(Foto: Assessoria)

O Prefeito Eduardo Japonês (PV) visitou a redação do site Folha de Vilhena, na tarde desta sexta-feira (08 de janeiro), para conversar sobre a situação em que o município está vivenciando. A nova onda de casos de Covid-19, cuja propagação se iniciou em 2020, casou novas restrições ao comércio vilhenense e preocupou muitos empresários e moradores.

“Estou andando pedindo para a população se conscientizar, porque o perigo está aí. Pode chegar a haver lockdown sim, se atingir a capacidade máxima das UTI’s, isso é automático e nem Prefeito, Juiz, Promotor… nem mesmo o Presidente consegue impedir isso. É por isso que nós tentamos ampliar as vagas no atendimento a Covid-19, mas até isso tem limite, então a solução mesmo está nas mãos de cada um de nós”, garantiu Eduardo Japonês.

Ele também comentou sobre as flexibilizações em alguns setores, como tentaram o setor das academias, após a publicação do novo Decreto. Segundo Eduardo Japonês, um estudo para essa flexibilização leva em consideração o número de pessoas contaminadas e o nível de contato físico nas atividades desenvolvidas.

- Advertisement -
- Advertisement -

O Prefeito afirmou que é totalmente contra o fechamento do comércio, mas o momento exige que a Prefeitura intervenha dado o número de contaminados e o crescimento nas estatísticas. “Nós temos o direito e somos livres, mas essa liberdade no momento tem que ser restrita… por causa da doença. Eu sou contra qualquer tipo de intervenção do Estado na sociedade, mas se fez necessário por hora”.

- Advertisement -

Durante essa segunda onda de restrições, o político ressaltou que a fiscalização será um pouco mais rígida em relação à anterior. A Vigilância Sanitária estará encarregada de fiscalizar os estabelecimentos e atuar na garantia do cumprimento de normas sanitárias em combate a Covid-19.

Em relação aos atendimentos na Central de Atendimento a Covid-19, Japonês confirmou que cinco novos respiradores já estão funcionando (três enviados de Cerejeiras e dois de Colorado D’Oeste). Ainda durante a tarde desta sexta-feira (08), o Secretário Municipal de Saúde, Afonso Emerick, está em viagem até a cidade de Ji-Paraná para buscar mais três respiradores e três monitores.

A pretensão também é ampliar mais 20 leitos clínicos, para estabilizar o atendimento da Central. “Mas não é só isso, o que pode atuar firmemente é a conscientização. Com consciência, será possível diminuir o quantitativo de casos, diminui internações, mortes. Porque chega um momento em que não será mais possível ampliar a Central, não há espaço no Hospital para isso”, lamentou Eduardo Japonês.

O gestor garantiu que, com uma conscientização em massa dos vilhenenses, em poucos dias será possível flexibilizar novamente o comércio e diminuir essa onda de contaminação que vem atingindo Vilhena. “Na medida do possível, vamos evitar sair e trazer a doença para nossas famílias. Veja bem, e isso é estatístico, em média de 80 a 90% dos idosos com mais de 60 anos entubados não voltam com vida da UTI. Essas pessoas tem mais facilidade em adoecer e pouca imunidade para resistir ao vírus. Então é preciso que os idosos e aqueles que possuem familiares idosos em casa deem atenção especial ao distanciamento”.

Eduardo afirmou que não quer assustar a população ao falar sobre a porcentagem de morte dos idosos, mas que está tentando ser transparente. “Vamos levar a sério essa doença, para tentar combater esse vírus. Em especial as pessoas idosas, pois caso um vilhenense com mais de 60 anos vá para a UTI e acabe entubado, só com muita sorte sairá vivo de lá”.

Já no fim de sua visita, o Prefeito de Vilhena comentou que o município ainda não tem previsão sobre uma possível imunização através de vacina. Eduardo relatou que a gestão deverá esperar a decisão do Ministério da Saúde, que comprará as doses da vacina mais indicada para imunização contra a Covid-19.

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z