A 3ª etapa de cirurgias do Projeto Visão se encerrou nessa terça-feira (10 de novembro), na cidade de Vilhena, tendo como objetivo a realização gratuita de cirurgias de catarata para a população. Em 2019 e em março de 2020 já haviam sido promovidas outras duas fases da ação.
O Projeto Visão foi possibilitado após emenda parlamentar da Deputada Federal Jaqueline Cassol. Em dezembro de 2019, foram realizadas 500 cirurgias gratuitas; e em março de 2020 outra fase foi lançada. Já em novembro o Projeto auxiliou na cirurgia de aproximadamente 300 moradores. O procedimento médico foi realizado no Hospital Bom Jesus, gratuitamente para todos os residentes do Cone Sul.
A 3ª etapa já foi encerrada, mas é possível se cadastrar para as próximas fases do Projeto. A 4ª fase tem data prevista para dezembro deste ano ainda, onde a pretensão é viabilizar mais 300 cirurgias. Para realizar o cadastro, basta ir até a Central de Regulação (localizada ao lado do Hospital Regional de Vilhena). Depois do registro, o paciente passa por avaliação médica e então é encaminhado para a cirurgia.
CIRURGIA E DOENÇA
A Catarata é característica por ser uma lesão ocular que atinge o cristalino, tornando-o opaco. Com a lesão, os raios luminosos não conseguem atingir a retina do olho, causando perda da visão. A doença pode progredir até alcançar os dois olhos, e só é tratada por meio de cirurgia.
A recuperação do procedimento cirúrgico demora em torno de 45 dias, onde o paciente não pode fazer qualquer esforço físico. Pouco tempo após realizar a cirurgia, já é possível receber alta.