Os dados levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostraram que o município de Vilhena registrou 153 focos de incêndio nos últimos 47 dias. A planilha de levantamento compreendeu o período de 01 de setembro a 07 de outubro, em toda a região do município vilhenense. Somente na primeira semana de outubro, 8 focos já foram contabilizados.
Os focos atingiram em sua grande maioria o bioma Amazônia, mas alguns pontos atingiram também a vegetação do bioma Cerrado. Nesta quarta-feira (07 de outubro) foram registrados 4 focos de queimadas no município, pelo satélite do instituto.
A boa notícia é que a previsão é de muita chuva para os próximos dias. Segundo o site de meteorologia do INPE, o CPTEC, nesta sexta-feira (09) pancadas de chuva a partir da tarde estão previstas para Vilhena. Sábado e Domingo virão com sol e temperaturas altas, mas a próxima semana já começará com chuva na segunda-feira.
Terça, quarta e quinta-feira serão de chuva, enquanto o fim de semana trará mais nuvens e céu nublado. As temperaturas durante a semana deverão variar entre mínimas de 18° e máximas de 34°.
RONDÔNIA
O Estado registrou na primeira semana de outubro 996 focos de incêndio, segundo o INPE. Nos últimos 47 dias, foram pelo menos 5.150 focos no território rondoniense, com predominância em Porto Velho (1471 casos). Durante o mesmo período, os municípios que menos registraram incêndios foram Novo Horizonte D’Oeste, Urupá, Teixeirópolis e São Felipe D’Oeste.