Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Pesquisadores da UNIR descrevem duas novas espécies de peixes da bacia do rio Madeira




Foto: Divulgação

O biólogo Willian M. Ohara, do Departamento de Engenharia de Pesca, do campus de Presidente Médici da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em coautoria com a pesquisadora Ângela Zanata, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os pesquisadores Junior Chuctaya e Luiz Malabarba, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram e descreveram duas novas espécies de peixes da bacia do rio Madeira.

Uma das espécies é conhecida popularmente como canivete e foi encontrada nas cabeceiras do rio Guaporé, próximo a cidade de Comodoro, Mato Grosso. A outra espécie é conhecida como piaba ou lambari e ocorre nas cabeceiras do rio Jaci-Paraná, próximo a cidade de Campo Novo de Rondônia. Ambas as espécies possuem pequeno porte (não ultrapassando 10 cm) e são consideradas endêmicas do rio Madeira, ou seja, não ocorre em outros rios da bacia Amazônica.

As espécies foram nomeadas como C. nambiquara em homenagem a tribo indígena da região de Comodoro, onde a espécie ocorre. E a outra espécie foi nomeada como O. pacaasnovos em razão da espécie estar presente no Parque Nacional Pacaás Novos. Os trabalhos foram publicados na revista internacional Journal of Fish Biology.

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas