Grupos de turistas de Brasília e Minas Gerais se organizam para futuras excursões em pousadas às margens do Rio Guaporé
As cidades do Cone Sul de Rondônia contam com uma enorme gama de biodiversidade e o turismo de contemplação, que é uma prática ligada ao ecoturismo, e isso pode se tornar uma nova modalidade aumentando o fluxo de turistas durante todo o ano.
Em conversa com José Ribeiro, conhecido como Zé Ambientalista, pioneiro e preservador do município de Cabixi, ele revelou à redação desse site, que sempre incentivou o turismo de observação de aves e animais da região. “Temos uma fauna em abundância por aqui e isso é uma grande oportunidade de mais geração de renda e emprego para o nosso município”, disse.
Cabixi e Pimenteiras do Oeste são dois municípios que atraem turistas devido a suas águas preservadas, sendo o principal atrativo para pesca esportiva em temporadas. Mas o ambientalista destaca que no período de defeso, época em que os animais se reproduzem na natureza e a pesca é proibida, o número de turistas cai, e com o projeto de Contemplação o objetivo visa atrair os olhares para as mais belas paisagens atraindo também os amantes da fotografia para contemplar a imensa diversidade de fauna e flora da região.
“Através de fotos da fauna que venho postando em minha página, já atraiu interesse de um grupo de 30 turistas de Brasília que já criaram um grupo no Whatsaap e estão se organizando para uma temporada em pousadas aqui em Cabixi, no mês de março de 2021”, conta Zé Ambientalista.
Ribeiro também destaca que foi criado outro grupo no Whatsaap, desta vez com moradores de Minas Gerais que possivelmente deverão passar uma temporada no município. “Para ter uma ideia deste potencial, os Estados Unidos hoje lucra mais com o turismo de contemplação do que a pesca esportiva”, enfatiza.
Como a diversidade de fauna e flora é extraordinária na região do Cone Sul, os turistas terão inúmeros roteiros para contemplação, como em cachoeiras, trilhas, vazantes do Rio Guaporé, entre outros.
Por isso, a grande importância de toda população, seja moradores e visitantes, de manter a preservação do meio ambiente. Pois esta é a maior vantagem do turismo de contemplação, em que se utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável.
Confira a página de Zé Ambientalista no facebook e acompanhe os registros!