A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou projeto de cadastramento dos animais resgatados da fauna local. O objetivo da iniciativa é registrar detalhes das espécies locais, com fotos e informações que promovam a conscientização ambiental. Este levantamento vai permitir a pesquisadores, estudantes, professores e a comunidade em geral estudar com mais facilidade a fauna presente no bioma local, que é a transição do cerrado para a floresta amazônica. Para acessar a Galeria Virtual Semma e saber mais sobre as espécies já cadastradas basta acessar o link: www.bit.ly/galeriavirtualsemma01.
Entre os meses de julho e dezembro de 2019, período em que a Semma passou a dar apoio às operações do Corpo de Bombeiros na captura de animais silvestres, foram resgatados 32 espécimes. De janeiro a agosto deste ano, foram realizados mais 36 capturas, totalizando até o momento 68 animais resgatados. Encontrados na zona urbana, oferecendo riscos aos moradores e também a si próprios, estes animais silvestres geralmente vêm para a cidade em busca de alimento ou para fugir de incêndios, comuns na zona rural nesta época do ano.
O material, segundo a Semma, é indispensável para realização de parcerias com instituições de pesquisas científicas. Recentemente, inclusive, a Semma iniciou pesquisa em cooperação com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia de Colorado do Oeste e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para análise, cadastro e estudo de exemplares de várias espécies, em especial de anfíbios.
“Só é possível preservar o Meio Ambiente se conhecermos e entender bem cada espécie e seus hábitos”, garante Marcela Almeida, secretária municipal de Meio Ambiente, que reforça que “a partir do levantamento minucioso a Prefeitura criou um projeto de educação ambiental, a ‘Galeria Virtual Semma’, onde estão reunidas fotos e informações, como nome popular, nome científico, descrição física, distribuição geográfica, hábitos alimentares, curiosidades, status de conservação e fotos das espécies resgatadas”.
Thiago Baldine, assessor da Semma, responsável pelos resgates, explica que no município já foram encontradas três espécies raras para a região: a Coruja Suindara ou Coruja de Igreja (Tyto Furcata), a Cobra-cega (Epictia Sp) e a Perereca-Macaco (Phyllomedusa Camba De la Riva). O resgate e descrição desta última foi até mesmo motivo de repercussão internacional, com notícias da imprensa inglesa, americana e europeia divulgando o curioso animal (lembre aqui: http://www.vilhena.ro.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1404515).
Já foram criados 20 cartões de espécies. Nas próximas semanas a galeria continuará sendo abastecida com mais conteúdo, inclusive com informações de espécies registradas também no Paço Municipal e nas visitas exploratórias da secretaria. Para acessar a Galeria Virtual Semma e saber mais sobre as espécies já cadastradas basta acessar o link: www.bit.ly/galeriavirtualsemma01.