O golpe foi denunciado pela vítima que, ao perceber que tinha perdido a quantia de R$ 8 mil reais, valor depositado no mês de junho na conta do estelionatário, resolveu prestar queixa na delegacia de Cerejeiras.
Na ocorrência, a vítima diz que foi engada por uma pessoa que lhe prometeu agilizar os vistos para morar nos Estados Unidos por um período de dez anos.
A indicação foi feita por uma pessoa que já mora nos Estados Unidos e se diz amiga da vítima. Uma terceira pessoa que mora em Colorado também teria caído no mesmo golpe do falso visto.
O estelionatário cobrou o valor de R$ 8 mil de cada um para providenciar todos documentos, dinheiro este que foi depositado em sua conta.
A vítima disse, na delegacia, que enviou todos os seus documentos pessoais via Correios para um endereço no estado de Minas Gerais, incluindo passaporte e outros documentos pessoais.
O dinheiro foi depositado na conta de um homem identificado pelas iniciais de F.S.S. Ao chegar no Rio de Janeiro, cidade indicada pelo estelionatário para a realização da viagem, as vítimas perceberam que tinham caído em um golpe, perdido seus recursos e transformado seus sonhos em pesadelo de morar na América.