Um levantamento da Controladoria Geral da União, em Rondônia, constatou que servidores públicos que receberam de forma indevida o Auxílio Emergencial do Governo Federal e foram notificados pelos órgãos onde atuam, já devolveram cerca de R$ 750 mil. Isso, até o último dia 07 de julho de 2020.
A apuração sobre o recebimento irregular do benefício foi realizada num trabalho conjunto entre Controladoria-Geral da União, em Rondônia; e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
Os dois órgãos localizaram esses servidores que se beneficiaram do auxílio a partir do cruzamento de dados feito em junho de 2020. Nessa investigação, foram localizados 1.544 servidores municipais e estaduais que receberam o Auxílio Emergencial de forma inadequada. Isso, totalizou R$ 1.044.600, 00 em pagamentos irregulares.
A orientação da CGU e do TCE-RO é para que todos os servidores devolvam os valores recebidos, pois estão sendo acompanhados individualmente as devoluções e conferido se os valores estão corretos.