Na manhã desta sexta-feira (28) uma equipe de monitoramento sanitário da cidade de Ouro Preto (RO) retirou de um ônibus interestadual um engenheiro civil que estava com 39° de febre em decorrência de infecção por COVID-19.
De acordo com o homem, ele embarcou em Porto Velho (RO) rumo à cidade de Cuiabá (MT), onde se trataria com um especialista. O que chama atenção é que não houve qualquer barreira sanitária na rodoviária da capital rondoniense.
Tossindo muito, o engenheiro chamou atenção das pessoas que estavam no ônibus, que por volta das 08h parou na cidade de Ouro Preto, momento em que a equipe entrou no veiculo e constatou a alta temperatura que ele apresentava.
“Eu estava dormindo e já acordei com a equipe sanitária colocando a pistola medidora de temperatura na minha cara e pedindo pra sair do ônibus, agora eu estou preso aqui”, relatou o engenheiro.
De acordo com o decreto estadual é permitido o embarque de passageiros no estado de Rondônia em veículos de viagem interestadual e intermunicipal desde que o numero de pessoas seja reduzido e que nenhum passageiro apresente sinais de COVID-19.
Não houve qualquer empecilho para que o morador embarcasse na capital, fato que expos passageiros e funcionários ao risco da contaminação. Uma ambulância foi encaminhada para dar atendimento e levar o homem para um local isolado.
A responsabilidade de aferir a temperatura dos passageiros, além da empresa que presta o serviço, é também dos órgãos de Saúde municipal e estadual.