Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Escola Marcos Donadon em Vilhena pode ter nome alterado para Professora Merly Deffune Profeta


Banner


  Sugestão feita pelo vereador Wilson Tabalipa na sessão da Câmara de Vereadores 

A indicação foi feita na manhã desta terça-feira, 04 de agosto, durante a 18ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores no município de Vilhena. O vereador, Wilson Tabalipa (PV) falou sobre a indicação para alteração do nome da Escola municipal Marcos Donadon, de acordo com o pedido do Ministério Público.

Foto – Jesica Labajos (Folha de Vilhena)

O processo esteve arquivado nos últimos anos, mas voltou a tramitar e como sugestão de nome, o vereador indicou que a escola receba o nome da professora Merly Deffune Profeta, que chegou a Vilhena no ano de 1983, ficou um ano e retornou para morar no ano de 1986 ficando em Rondônia até a sua aposentadoria em 1995, como professora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Dividida em trabalhos entre Porto Velho e Vilhena, contribuiu para graduação de educadores em especial no Cone Sul do estado de Rondônia. Depois de 37 anos de trabalho retornou a Maringá-PR após a sua aposentadoria. De seus trabalhos em educação, destaque-se a criação da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, com recursos do IPHAM; a participação na criação da AVEC-Associação Vilhenense de Ensino e Cultura; a participação na criação do campus da UNIR em Vilhena além de ser responsável pela criação e gerenciamento do Abrigo Municipal de Crianças em Situação de Vulnerabilidade. Professora Merly era casada com o professor Almicar Machado Profeta (residente no Paraná), onde juntos realizaram tantos outros serviços para o desenvolvimento de Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -
Professora Merly ao lado do professor Gilton Fundão (de vermelho) Arquivo Familiar – extraída do Grupo Memoria Vilhenense (Facebook)

Há 12 anos que tramita essa ação na Justiça, para retirada e substituição dos nomes de quatro escolas em Vilhena. Em 2014, uma liminar do Tribunal de Justiça de Rondônia determinou que retirassem as placas com a identificação das instituições da fachada dessas quatro escolas que levam o nome de integrantes da família Donadon no município.

- Advertisement -

Durante discurso, vereador solicitou o apoio dos demais vereadores e informou que se a comunidade escolar aprovar a sugestão, logo em breve a alteração pode ser feita.

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z