O Ciretran de Vilhena (Detran-RO) divulgou nesta última semana de julho a informação de que o vencimento do licenciamento anual foi prorrogado novamente. Desde o início da pandemia da Covid-19, a data vem sendo alterada para as placas com final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, e 8. Dessa vez, o prazo para o vencimento vai até o dia 31 de agosto, segundo a tabela divulgada.
Além da prorrogação, o Departamento também investiu em uma nova ferramenta on-line: a emissão do CRLV-e. O documento é uma versão eletrônica do licenciamento anual, apresentando mesma validade do que o documento impresso em todo o território brasileiro. Com a inovação, a expectativa é de que já em 2021 a versão tradicional do CRLV deixe de existir.
Para ter acesso à versão digital basta realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular, e ter o CRLV na palma da mão. Não é necessário ter internet para apresentar o documento posteriormente, já que ele fica armazenado e criptografado no telefone celular (ficando disponível offline).
OUTROS SERVIÇOS
O Ciretran também está investindo em ações para tornar alguns serviços mais práticos, como a flexibilização das transferências de propriedade, mudança de município, transferência de UF, 2ª via do CRV (Recibo de transferência) e liberação de veículos.
Agora, esses serviços podem ser solicitados e agendados pelo e-mail [email protected]. Nos casos de transferência de veículo, por exemplo, o solicitante pode encaminhar os documentos necessários (CRV, documento pessoal com foto e comprovante de endereço) pelo e-mail. Quando o processo for aberto, ele receberá um e-mail com a taxa de serviço, e assim que o valor for pago e confirmado, o Ciretran agendará para retirada do documento pronto.
Além disso, o Detran dispõe de um portal (através do link no final da matéria) onde é possível realizar várias operações. Entre os serviços estão a consulta de veículos, solicitação para renovação da CNH ou 2ª via, consulta de nada consta e agendamento para realizar a biometria (etapa da renovação antes do exame), além da retirada na CNH.
AGILIDADE NOS ATENDIMENTOS
Na última semana, funcionários do Ciretran estão entrando em contato com os contribuintes através de ligação para agilizar processos. O contato é adquirido no momento do agendamento, e como vários funcionários retornaram à ativa no Departamento por meio de uma mobilização, novos atendimentos estão sendo possibilitados.
Como a lista de agendamento está muito extensa, os funcionários estão entrando em contato com os solicitantes a qualquer momento do dia (inclusive fora do horário convencional de atendimento). Por esse motivo, o Ciretran instruiu que os contribuintes estejam atentos.