O Núcleo de Combate às Defraudações deflagrou na manhã desta quarta-feira, 22, a operação “Loan” em ação contra os crimes de Estelionato, falsificação de documentos, Corrupção Ativa e Passiva e Associação Criminosa em Porto Velho-RO e deu cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão.
Segundo o Delegado Titular do Núcleo de Combate às Defraudações, Swami Otto, o grupo criminoso atuava com falsificação de documentos para empréstimos consignados em nome de servidores públicos sem o consentimento destes. Conforme o apurado o prejuízo às vítimas é de aproximadamente R$ 740.791,68 e poderia ter chegado a 1,5 milhão de reais. Os indícios são de que o grupo falsificava Carteira Nacional de Habilitação – CNH para fazer os consignados. Eles utilizavam os dados de servidores do estado, abriam contas falsas usando o nome dos servidores para empréstimos. Um dos investigados é servidor do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN.
O nome da Operação LOAN, vem do termo em latim que significa “empréstimo” também usado na língua inglesa e faz referência ao modo de ação da associação criminosa para obtenção de vantagens indevidas, cometendo os crimes de Estelionato, Falsificação de Documentos Públicos, Corrupção Ativa e Passiva e Associação Criminosa.