Nesta segunda-feira, 06 de julho, o município de Cabixi celebra seus 32 anos de emancipação política e administrativa. Cidade localizada no interior de Rondônia, que conta com menos de 10 mil habitantes, e está entre os melhores pontos turísticos do Estado devido estar próxima ao Rio Guaporé que faz fronteira internacional com a Bolívia, fronteira interestadual com o estado do Mato Grosso e divisa com os municípios de Colorado e Pimenteiras.
De belíssimas paisagens, a tranquilidade do ambiente, o Rio Guaporé e as montanhas da região chamam a atenção de quem deseja tirar alguns dias de folga. Antes da pandemia (ocasionada pelo Coronavírus) o local recebia visita de turistas do mundo todo.
A cidade também realiza os famosos eventos como a tradicional FEJUCA (Festa junina de Cabixi) que acontece sempre no mês de junho, sendo três dias de festa onde o município recebe visitantes de toda a região.
Também é realizada a tradicional Festa do Milho, além de campeonatos esportivos municipais, festas religiosas e eventos voltados ao meio ambiente, na maioria deles em conscientização da proteção a natureza e preservação do Rio.
Para este ano de 2020, a prefeitura não realizará nenhuma comemoração devido o isolamento social. Mas a redação deste meio de comunicação parabeniza os munícipes pelo zelo com a cidade, além de desejar fé para dias melhores. Que a paz e a prosperidade reinem em Cabixi.