Vilhena registrou 1 novo óbito, de paciente morador de outro estado, e 2 novos casos confirmados de vilhenenses com covid-19 neste domingo, 21 de junho, ambos por RT-PCR.
A cidade recebeu ainda 1 resultado negativo. Dessa forma, Vilhena registra até às 19h de hoje: 311 casos confirmados de vilhenenses, 3 óbitos de vilhenenses, 1 óbito de morador de outro estado, 4 positivados moradores de outros estados e 151 casos suspeitos. Há atualmente no município 155 casos ativos de moradores de Vilhena e 3 de outros estados, bem como 147 já recuperados e 2 transferidos.
O paciente que veio a óbito neste domingo era do sexo feminino, tinha 46 anos e tinha residência em Goiás. Recentemente veio até Cerejeiras visitar o filho e, ao realizar o testes, descobriu-se com o novo coronavírus. Internada no dia 17 de junho na Enfermaria Comum de Isolamento da Central de Atendimento à Covid-19, em Vilhena, a paciente teve piora nos sintomas e foi internada no dia seguinte na UTI da Central, já com necessidade de respirador. O óbito foi registrado na manhã deste dia 21.
Estão internados 9 pacientes em isolamento na Central de Atendimento à Covid-19, sendo 5 na UTI com necessidade de respirador (um do sexo feminino com 61 anos e quatro do sexo masculino com 47, 54, 74 e 78 anos) e outros quatro pacientes estão internados na Enfermaria da Central, um do sexo masculino com 49 anos e três do sexo feminino com 50, 56 e 60 anos. Destes internados, 3 são confirmados e 6 são suspeitos. Todos os demais casos, sejam suspeitos ou confirmados, estão com recomendações expressas de cumprir isolamento domiciliar, pois não apresentam sintomas ou têm apenas sintomas leves.
Pessoas que tenham sintomas ou se considerem suspeitas de ter covid-19 devem procurar os postos de Saúde em Vilhena. O novo protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) passa a valer a partir desta semana. Baseado no guia de enfrentamento da pandemia do Ministério da Saúde, o documento foi elaborado por médicos do Hospital Regional (HRV), da Atenção Básica e profissionais da Semus. De acordo com a equipe responsável, o novo método de atendimento é dividido em quatro etapas e atende as necessidades da crescente quantidade de casos suspeitos e confirmados no município. Leia todo o protocolo no link: http://www.vilhena.ro.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1411266.
Denúncias de descumprimento de normas de Saúde podem ser feitas pelos números: 190 da Polícia Militar (24h) ou 3322-1936 da Vigilância Sanitária (7h às 17h30, de segunda a sexta-feira).
Dados adicionais sobre os casos em forma de gráficos, mapa e tabelas estão disponíveis no Painel Covid-19 Vilhena disponível no site da Prefeitura, no menu “Serviços” e também pelo link direto: www.bit.ly/painelcovidvilhena. Para entender em detalhes como funcionam os testes disponíveis na cidade, tanto os de método rápido como de laboratório, leia a nota explicativa da Prefeitura em: www.bit.ly/testescovid19vilhena.
O Estado registrou até o momento 15,1 mil casos confirmados, 417 óbitos. No Brasil o número de casos confirmados já ultrapassou 1.085 mil, com 50 mil mortes. No mundo são 9 milhões de casos confirmados e 469 mil mortes.
Acompanhe o site e a página da Prefeitura de Vilhena no Facebook para ter acesso a informações corretas sobre a pandemia em Vilhena.
www.vilhena.ro.gov.br
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde