Em um mês, cerca de 10 mil m³ de madeira foram apreendidos e mais de R$ 33 milhões em multas foram aplicados durante a Operação Verde Brasil 2, realizada pelo Exército Brasileiro em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Segundo informações da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, no primeiro mês de operação foram identificadas diversas áreas de desmatamento e corte ilegal de madeira, o que resultou em 10,9 m³ de madeira apreendida, além da aplicação de 141 multas, quem somam mais de R$ 33 milhões.
Também foram apreendidos:
68 embarcações,
6 balsas de garimpo,
18 caminhões,
17 semirreboque,
2 tratores,
1 veículo leve,
1 moto,
155 Kg de castanha do Brasil,
1.150 Kg de pescado,
120 Kg de carne silvestre,
65 animais silvestres mortos,
12,250 Kg de pasta base de cocaína,
418,16 Kg de minério de cassiterita,
7 mil litros de óleo diesel,
17 motosserras,
1 gerador,
7 motores estacionários de garimpo
e 18 armas de fogo.
Ainda foram realizadas ações de conscientização nos distritos e comunidades próximos às bases de operações, além do desenvolvimento de um aplicativo para denúncias de queimadas urbanas, que está em fase de testes na cidade de Ji-Paraná.
Em Rondônia, as ações foram realizadas nas cidades de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Costa Marques, Nova Mamoré, Cujubim e Machadinho D’Oeste, além dos distritos de Nova Califórnia e Extrema.
A operação de Garantia da Lei da Ordem teve início na primeira quinzena de maio. Nas ações, atuam mais de 1014 homens e mulheres, com a integração entre órgãos federais e estaduais como: Força Aérea, Marinha, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar (PM), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entre outros.