As doações através do Imposto de Renda Pessoa Física para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vilhena podem ser efetuadas diretamente na declaração do imposto de renda até esta terça-feira, dia 30 de junho. As pessoas físicas que declaram pelas deduções legais podem doar até 3% do valor do imposto devido diretamente na declaração.
Para doar, basta acessar o sistema de declaração e selecionar a aba “Doações Diretamente na Declaração”, depois “Criança e Adolescente” e clicar em “Novo”, marque a opção “Tipo de Fundo” para “Municipal”, escolha o Estado e a Cidade. No campo “Valor” digite o quanto está disponível para doação (o número é calculado automaticamente pelo programa) e clique em “Ok”.
Aqueles que possuem imposto de renda a pagar, será gerado um documento de Arrecadação Federal (DARF) para o imposto devido e outro para a doação. O valor da doação será abatido do valor do Imposto. No caso de imposto de renda a restituir, também será gerado o DARF para pagamento da doação e será acrescido do valor que tem a restituir.
O secretário de Assistência Social, Rafael Reis, explica como essa doação funciona no município e a importância dela. “O Fundo é vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que é o órgão deliberativo das políticas públicas, atuando também no cadastramento e seleção de projetos sociais apresentados por associações, entidades e ONGs. Pedimos a todos que contribuam doando parte do seu Imposto de Renda para que esse valor seja investido nas ações em prol das crianças aqui em nossa cidade”, esclarece.
Atualmente são dez instituições cadastradas no Fundo que atendem cerca de 1 mil crianças, como a Associação Agente Mirim, Associação de Moradores dos Setores 08 e 09, Associação Metodista de Ação Social (AMAS), ONG O Caminho, Associação Beneficente Fonte de Água Viva, Associação de Basquete de Vilhena e Associação Vilhenense de Voleibol (AVV).
Para mais informações consulte um contador ou contate a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) pelo telefone 3919-7021 ou e-mail [email protected].