O secretário municipal de saúde do município de Cerejeiras (RO), Ederson Lopes, emitiu Nota de esclarecimento, referente ao primeiro caso confirmado de contaminação no município.
Conforme a nota, trata-se uma moradora de Cerejeiras, de 32 anos, que estava em tratamento contra um câncer e estava internada no Hospital do Amor em Porto Velho (RO) havia 67 dias, vindo a óbito nesta quarta-feira (20).
Após o óbito, exames confirmaram que a paciente testou positivo para o Covid 19, inclusive o sepultamento teve que ser realizado na Capital, não sendo permitido o traslado do corpo para Cerejeiras.
A confirmação da contaminação e óbito foi informado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) pelo Boletim nº.67 publicado pela Secretaria Estadual de Comunicação – (SECOM-RO), link do boletim: http://www.rondonia.ro.gov.br/edicao-67-boletim-diario-sobre-coronavirus-em-rondonia/
NOTA ESCLARECIMENTO
Nota Esclarecimento nº. 03
Secretaria Municipal de Cerejeiras
Caso confirmado COVID-19
CONSIDERANDO, que nos dias atuais o Ministério da Saúde, em parceira com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde vem trabalhando assiduamente no combate de enfrentamento COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Cerejeiras vem esclarecer o primeiro caso confirmado.
Paciente passava por tratamento no município de Porto Velho à 67 (sessenta e sete) dias, na edição nº. 67 – BOLETIM DIÁRIO SOBRE CORONA VÍRUS EM RONDÔNIA, informa primeiro caso confirmado em Cerejeiras. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que se dá devido a paciente ser residente deste município. Levando a óbito no dia 20 de maio de 2020 em Porto Velho e assim sendo sepultada na Capital do Estado no dia 22 de maio de 2020.
A Vigilância Epidemiológica laborando suas atividades de investigação, ao tomar conhecimento do caso confirmado, procurou alguém da família que relatou ocorrido:
– Alguém da família: No dia 14 de março de 2020, levamos a falecida para Hospital do Amor em Porto Velho e desde de então não retornou mais município de Cerejeiras. No decorrer do tratamento a mesma teve como acompanhante, sua mãe, sua irmã, seu irmão e filho nos últimos dias. No período de 15 á 18 de maio de 2020, o cunhado, sobrinha e outro irmão foram até Porto Velho portanto não teve contato com a falecida.
Mediantes as informações a Vigilância Epidemiológica, afirma que todos serão monitorando conforme protocolo do ministério da Saúde, para a prevenção do COVID-19.
Cerejeiras/RO, 22 de maio de 2020.
Ederson Lopes – Secretário Municipal de Saúde