As empresas de telecom Sky, TIM, Vivo, Oi, Claro, Algar e Nextel, assumem o compromisso para manter os usuários informados e conectados durante o isolamento social, para isso foram decretadas medidas que já vem sendo seguidas por todas as operadoras. As prestadoras enviaram cartas de compromisso a Anatel informando cada medida a ser tomada durante este período.
Uma vez que houve mudanças no tráfego de internet, as operadoras tiveram que ampliar a banda larga residencial, já que muitos usuários devem seguir suas atividades de maneira remota. As operadoras afirmam que estão trabalhando com diferentes frentes, são elas:
Gestão de crise
Operação de serviços essenciais e redes
Informação e conscientizar a população
Entretenimento
Atendimento e canais digitais
Para conscientizar e informar a população foram tomadas algumas medidas como o envio de mais de 50 milhões de SMS com informações sobre o vírus, as operadoras abriram sinal de TV, disponibilizam acesso gratuito ao aplicativo Coronavírus-SUS, ampliação da banda larga residencial já que os usuários precisam seguir com as atividades em casa.
O Ministério da Saúde também disponibiliza um canal do WhatsApp (55 (61) 9938-0031) para falar sobre o Covid-19 com a população, para isso os usuários devem utilizar o link ou adicionar o número na agenda do telefone e iniciar uma conversação. Para os profissionais da saúde a ferramenta servirá como protocolo de atendimento, além disso também orienta sobre tratamentos e sobre a doença.
A Anatel também criou um telefone emergencial para as medidas para o combate ao coronavírus, o intuito do órgão é possibilitar ao governo um canal exclusivo para orientar, passar informações, esclarecimentos e atendimento específico sobre o coronavírus. O código de acesso é o 196.