Nesta segunda-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a deputada estadual Rosangela Donadon (PDT), ressaltou a importância de combater o abuso e a exploração sexual infantil.
Criada há 20 anos, a data chama a atenção em 2020 para a perspectiva de crescimento dos casos de abuso e exploração infantil que ocorrem dentro de casa, durante as medidas de contenção à pandemia.
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal, na maioria dos casos denunciados em 2019, a violência foi praticada por pessoas da família ou próximas à família, pelo padrasto ou madrasta (39,46%), pelo pai (18,45%) ou pela avó da vítima (3,43%). Ainda de acordo com o levantamento, as vítimas têm, em sua maioria, de 4 a 11 anos (42,07%).
Rosangela Donadon ressalta que é importante que todos contribuam para o combate a abuso e a exploração sexual infantil.
“Temos que fazer o enfrentamento do problema e cuidar das nossas crianças e adolescentes, elas são o futuro do nosso país. Precisamos continuar essa luta e cada um pode fazer a sua parte, todos os dias para proteger nossas crianças e adolescentes”, disse a deputada.