A coordenadora-geral da AMI 24h, Damile Cristina, reforça que, neste momento, a unidade é para receber os pacientes, encaminhados pelo Cemetron, com diagnóstico fechado (positivos) com alguma insuficiência respiratória. “Dos 29 pacientes que estavam na AMI, alguns tiveram alta para receber cuidados em casa e outros foram transferidos para hospitais que são contratualizados e,
Cemetron foi o primeiro a isolar UTI com 19 leitos para Covid-19
Medidas emergenciais foram tomadas pela Sesau, ainda no mês de janeiro, para aumentar a capacidade da rede nos leitos de UTI e clínicos já pensando na propagação do coronavírus.
Nas ações colocadas em prática do plano de ação destacam-se:
Na Capital, o Cemetron também transferiu pacientes, para atender as demandas de Covid-19, com 19 leitos de UTI.
O Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) destinou uma ala isolada para Covid-19, com seis leitos de UTI e mais seis leitos clínicos.
No interior, o Hospital Regional de Cacoal também já tem 16 leitos de UTI e 32 clínicos preparados para pacientes com coronavírus.
Ressaltamos que, até o fechamento desta matéria, Rondônia não registra paciente internado confirmado com Covid-19.
COMPRA ANTECIPADA DE EPI
Pensando na segurança dos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra o coronavírus, o Governo de Rondônia fez a compra antecipada e já recebeu três remessas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Foram 76 mil máscaras NR95 além dos kits de proteção contendo: macacões impermeáveis, luvas, máscaras respiratórias, protetor ocular, capote ou avental. Todos distribuídos primeiramente para as unidades de referência que estão no plano de contenção ao coronavírus, que na capital são: Hospital Cemetron (Centro de Medicina Tropical de Rondônia), AMI 24h (Assistência Médica Intensiva) e Hospital Infantil Cosme e Damião (HIICD), e no interior para o Hospital Regional de Cacoal (HRC).
COMPRA DE RESPIRADORES
Rondônia tem 60 respiradores em fase de entrega pelas empresas, mas já recebeu 37 ventiladores mecânicos (que auxilia a entrada e saída de ar nos pulmões em casos de baixos níveis de oxigênio no sangue), além de outros equipamentos como cardioversores, monitores e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o combate à Covid-19.