A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Rondônia anunciou que vai começar a usar hidroxicloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Até esta sexta-feira (10), nenhuma das pessoas infectadas passou pelo tratamento com o remédio, ainda de acordo com a pasta. O estado já soma 32 casos confirmados.
O lote de comprimidos foi manipulado em Porto Velho. Ao todo, 7,5 mil unidades do medicamento foram compradas. Segundo o secretário Fernando Máximo, 5 mil comprimidos desse lote já foram recebidos.
“Não chegaram todos ainda, porque a empresa também tem dificuldades de entregar até pela falta de insumos, falta de matéria-prima para fazer esses comprimidos”, explicou o chefe da pasta.
A infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) Fernanda Oliveira disse que o uso do medicamento vai seguir os protocolos já estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde de Rondônia lembrou ainda que a hidroxicloroquina tem efeitos colaterais e riscos no uso, o que pode causar graves complicações.
“Um número grande de pacientes já pode ser tratado com o protocolo usando hidroxocloroquina. Claro que nós deveremos lembrar que não é um medicamento completamente inerte do ponto de vista de efeitos colaterais, pode causar complicações graves, e nem todo o paciente tem indicação para usar a hidroxocloroquina. Na verdade, alguns pacientes têm contra indicação por uso dela por algumas comorbidades, algumas alterações que eles possam apresentar previamente a doença do Covid-19”, ressaltou Máximo.
Casos em Rondônia
A Sesau divulgou quatro novos casos do coronavírus Sars-Cov2 nesta sexta-feira (10). Os pacientes vivem no interior do estado: são dois de Ariquemes e dois de Rolim de Moura. Com a atualização, os casos no estado chegaram a 32 infectados, com registro de duas mortes na capital Porto Velho.
Nenhum paciente confirmado está em estado grave ou internado. Conforme a pasta, os quatro pacientes apresentam sintomas leves e estão em isolamento social. Dos 80 exames feitos na quinta-feira (9), não há nenhum caso novo em Porto Velho.